• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-30092011-162517
Documento
Autor
Nombre completo
Tony Monti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Camilo, Vagner (Presidente)
Arêas, Vilma Sant'Anna
Frungillo, Mário Luiz
Guimaraes, Helio de Seixas
Otsuka, Edu Teruki
Título en portugués
Escritores e assassinos - urgência, solidão e silêncio em Rubem Fonseca
Palabras clave en portugués
Conto
Literatura brasileira
Narrativa contemporânea
Rubem Fonseca
Violência
Resumen en portugués
Esta tese pretende entender a literatura violenta de Rubem Fonseca a partir da comparação entre personagens assassinos e personagens artistas das coletâneas de contos Lúcia McCartney (1967), Feliz ano novo (1975) e O cobrador (1979). Na estrutura das narrativas são destacados os elementos "urgência", "solidão" e "silêncio" como marcas de uma inextensão generalizada que baliza as ações dos personagens e promove uma sensação de aprisionamento no tempo presente. O universo ficcional é confrontado com o contexto histórico definido por um regime político autoritário e um processo acelerado de modernização industrial. Destaca-se nos livros analisados a busca por um narrador que possa lidar com as transições rápidas que caracterizam a atividade dos personagens, e com um tempo extenso necessário à narrativa e à reflexão sobre a violência.
Título en inglés
Writers and murderers - urgency, loneliness and silence in Rubem Fonseca
Palabras clave en inglés
Brazilian literature
Comtemporary fiction
Rubem Fonseca
Short story
Violence
Resumen en inglés
This thesis aims to understand the violent writings by Rubem Fonseca, based on the comparison between the assassins and the artists as characters on the short stories presents in the books Lúcia McCartney (1967), Feliz ano novo (1975) and O cobrador (1979). From the structure of the narratives, the elements "urgency", "lonelyness" and "silence" are highlighted as signs of a generalized lack of extension that shapes the actions of the characters and promotes the sense of incarceration in the present. The fictional universe is confronted with an historical context defined by an authoritarian political regime and an accelerated process of industrial modernization. It is noteworthy in the analyzed books the search for a narrator that deals with the quick transitions that define the activity of the characters, and with an extense time, needed by the narrative and for the reflection on violence.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
2011_TonyMonti.pdf (643.21 Kbytes)
Fecha de Publicación
2011-09-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.