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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2008.tde-30072008-092614
Documento
Autor
Nome completo
Joelma Santana Siqueira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Wisnik, Jose Miguel Soares (Presidente)
Hansen, Joao Adolfo
Penna, João Camillo Barros de Oliveira
Rosenbaum, Yudith
Tassinari, Alberto de Almeida Prado
Título em português
À procura de objetos gritantes: um estudo da narrativa de Clarice Lispector
Palavras-chave em português
Arte moderna
Clarice Lispector
Espaço moderno
Literatura e outras artes
Narrativa moderna
Resumo em português
O presente trabalho detém-se na leitura de textos da escritora Clarice Lispector produzidos nos anos 1940, 1950 e 1960: Perto do coração selvagem, contos de Laços de família e textos e contos de A legião estrangeira. Com a finalidade de investigar inter-relações entre literatura e outras artes na obra da escritora, o corpus foi confrontado com textos sobre as fontes e tradições da arte moderna, trabalhos críticos sobre a arte moderna no Brasil e estudos sobre o espaço moderno. A partir do conceito de "espaço polissensorial", proposto por Pierre Francastel, e do conceito de "espaço em obra", proposto por Alberto Tassinari, buscamos discutir homologias estruturais entre o espaço da narrativa clariciana e o espaço da pintura moderna. Os dois conceitos se relacionam a duas funções complementares que pensamos existir nas narrativas estudadas: a figuração e a exposição. Pela primeira, a narrativa apresenta personagens, ações, acontecimentos, eventos etc; e pela segunda, apresenta sinais do fazer. O pintor Wassily Kandinsky escreveu que o artista criador busca na aproximação com a música, a mais imaterial de todas as artes, um modo de exprimir com seus próprios meios sem que a imitação seja um fim em si. Trata-se de um aspecto observável na narradora de Perto do coração selvagem, por isso procuramos discutir de que modo a música, aludida muitas vezes na narrativa, relaciona-se com a estrutura do romance.
Título em inglês
Looking for other forms of art: a study about Clarice Lispector' s writings
Palavras-chave em inglês
Clarice Lispector
Literature and other arts
Modern art
Modern narrative
Modern space
Resumo em inglês
This work is focused on readings of Clarice Lispector's writings produced in the 1940s, 1950s and 1960s: the novel Perto do coração selvagem, short stories in Laços de família and texts and short stories in A legião estrangeira. Aiming at investigating the inter relations between literature and other forms of art, the writer's work corpus was confronted with texts on modern art's sources and traditions, Brazilian modern art critique and modern space studies. Based on the concepts of "polysensorial space" proposed by Pierre Francastel, and "space at work", proposed by Alberto Tassinari, structural homologies were studied between Ms. Lispector' s narrative space and that of modern painting. The two concepts are related to two complementary functions which we believe exist in the narratives analyzed: figuration and exposition. The former introduces characters, actions, events, etc...in the narrative; the latter presents signs of acting. The painter Wassily Kandinsky wrote that the artist seeks to find in music, the most immaterial among the arts, a form of self-expression, without imitation being an end in itself. Since this is an aspect observed in the narrator of Perto do coração selvagem, we have attempted to discuss in which ways music, often alluded to in the narrative, is related to the novel's structure.
 
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Data de Publicação
2008-10-14
 
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