• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2013.tde-30042013-115556
Document
Auteur
Nom complet
José Teotonio Sobrinho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Facioli, Valentim Aparecido (Président)
Bueno, André Curiati de Paula
Durão, Fabio Akcelrud
Martins, Gilberto Figueiredo
Rufinoni, Simone Rossinetti
Titre en portugais
Entre a tradição e a ruptura na dramaturgia recente no Brasil: modos e modas
Mots-clés en portugais
Drama
Dramaturgia
Teatro
Resumé en portugais
A presente tese procura operar uma análise interpretativa de seis peças teatrais brasileiras recentemente escritas (do ano de 2000 em diante), das setenta e uma peças lidas ao longo da pesquisa de doutorado, a título de exemplificação de três modos distintos de operar em sua arquitetura a tensão entre a tradição dramática e sua ruptura. Em linhas gerais, as rupturas parciais dos preceitos do drama dão-se por meio da organização do material em forma de fragmentos de dramas, na maioria das vezes justapostos e disjuntos, por meio do enfraquecimento da função dramática do diálogo, que tende à conversa destituída do poder de progressão causal, chegando mesmo ao esfumaçamento do referencial e supervalorização da linguagem enquanto instância poética e, finalmente, por meio do uso de recursos dramáticos e não dramáticos enquanto objetos de linguagem a funcionar como material da peça com os quais o autor se deleita, manipulando-os em chave de humor.
Titre en anglais
Between tradition and rupture in the recent dramaturgy in Brazil: modes and trends
Mots-clés en anglais
Drama
Dramaturgy
Theater
Resumé en anglais
This thesis seeks to operate an inter pretive analysis of six recently written Brazilian's plays (from 2000 onwards), chosen among the seventy one pieces that have been read along the doctoral research, as an exemplification of three distinct modes of operate on its architecture the tension between the dramatic tradition and the rupture from it. In general, the partial ruptures of the precepts of drama take place through the organization of material in the shape of drama's fragments, most of the time juxtaposed and disjoint, through the dramatic weakening of the function of dialogue, which tends to the conversation devoid of power from causal progression, which may reach the blurring of referential and overvaluation of language as poetic instance, and finally through the use of dramatic and not dramatic resources as language objects to operate as material of play with which the author delights, manipulating them in a key mood.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-04-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.