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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-29102012-112144
Documento
Autor
Nome completo
Gabriela Ruggiero Nor
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Ginzburg, Jaime (Presidente)
Hansen, Joao Adolfo
Silva, Luis Guilherme Galeão da
Título em português
Imagens de espelho em Clarice Lispector: entre reflexos e passagens
Palavras-chave em português
Clarice Lispector
Espelho
Identidade
Limiar
Vazio
Resumo em português
A presente dissertação tem por objetivo o estudo de imagens de espelhos na produção de Clarice Lispector. Imagem recorrente, o espelho aparece na ficção clariciana em diversos textos, participando amplamente de sua produção de crônicas, romances e contos. O tema proposto desdobra-se em elementos como a problemática da constituição do sujeito, o duplo, a percepção e o limiar, os quais mostram ser pontos centrais na obra em exame. Em nossa pesquisa, relacionamos as imagens especulares a eixos já consagrados pela crítica para o estudo de Clarice Lispector, como questões relativas a identidade e alteridade, ao mesmo tempo em que averiguamos a especificidade da recorrência desta imagem na obra da autora. Cada texto foi analisado de modo independente, para depois ser articulado ao conjunto, procurando, assim, atentar para o que havia de singular em cada aparição do espelho. Nosso corpus é constituído pelos romances Perto do coração selvagem (1945), Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969) e Água viva (1973). Também foram analisados contos de diferentes coletâneas, bem como crônicas da autora que apresentavam relevância para nosso estudo; deste conjunto, destacamos textos como A imitação da rosa (1960), Os Obedientes (1964) e A procura de uma dignidade (1974). Devido à particularidade do tema escolhido como fio condutor para a pesquisa, o aparato crítico e teórico foi selecionado de acordo com as necessidades internas de interpretação de texto, evitando, assim, a aplicação de fórmulas ou leituras determinantes, a fim de preservar a polissemia da imagem de espelho e a originalidade de sua configuração na obra de Clarice Lispector.
Título em inglês
Mirror images in Clarice Lispector: between reflections and passages
Palavras-chave em inglês
Clarice Lispector
Emptiness
Identity
Mirror
Threshold
Resumo em inglês
This dissertation aims at studying mirror images in Clarice Lispector's production. A recurrent image, the mirror appears in Lispector's fiction in several texts, being found in her chronicles, novels and short stories. The theme of the mirror unfolds in elements such as subjectivity, the double, perception and threshold, which show to be central aspects in this author's work. In our research, the mirror images have been related to other established critical axes for the study of Clarice Lispector, which include topics like identity and alterity. At the same time, we have looked into the specificity of the recurrence of this image in Lispector's literature. Each text was analyzed independently, and only then connected to the group of texts, in order to preserve what was unique about each mirror appearance. Our corpus consists of the novels Near to the wild heart (Perto do coração selvagem, 1945), An apprenticeship or the book of pleasures (Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, 1969) and Living water (Água viva, 1973). We have also analyzed short stories from different books, as well as chronicles which presented relevance to our study. We refer particularly to texts like The imitation of the rose (A imitação da rosa, 1960), Os Obedientes (1964) and A procura de uma dignidade (1974). Due to the particularity of the theme chosen as a motif for the research, the critical and theoretical apparatus used as support were chosen according to the internal interpretational needs of the texts, therefore avoiding the immediate use of reading formulas, in view of preserving the polissemy of the mirror image and the originality of its display in Lispector's work.
 
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Data de Publicação
2012-10-29
 
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