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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2008.tde-28112008-173153
Documento
Autor
Nome completo
Cecilia de Aguiar Bergamin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Pasta Junior, Jose Antonio (Presidente)
Pacheco, Ana Paula Sá e Souza
Silveira Junior, Walter Garcia da
Título em português
Dansadamente: unidade do 'Corpo de baile' de João Guimarães Rosa
Palavras-chave em português
ascensão social
Corpo de baile
exílio.
João Guimarães Rosa
morte
sertão
unidade
Resumo em português
Este trabalho realiza uma leitura crítica da obra Corpo de baile de João Guimarães Rosa, composta por sete novelas independentes, com foco na sua unidade. O sertão de Corpo de baile constitui-se como um universo comum em suas dimensões geográfica, econômica, social, temporal, cultural e existencial. As personagens vivem sua condição transitória de vaqueiros e trabalhadores no sertão do gado e buscam um novo lugar social e geográfico onde possam encontrar sentido para suas vidas. O sertão também se transforma ao mesmo tempo que se constitui como ambiente quase anímico, encantado, que oferece contato com a natureza, revela o progresso à espreita como possibilidade ambígua de melhoria e ao mesmo tempo aniquilação de suas condições de existência. A morte da personagem Dito de Campo geral é emblema desse sertão que se forma aos olhos do leitor, carregando as condições de sua dissolução. As outras personagens protagonistas repetem os movimentos que configuram esse estado de coisas: o sentimento de exílio e o cálculo social, a identificação com um duplo e a experiência de uma luta de morte e a fixação em desejos, lembranças ou imagens.
Título em inglês
Dansadamente: unidade do Corpo de baile de João Guimarães Rosa
Palavras-chave em inglês
Corpo de baile
death
exile.
João Guimarães Rosa
sertão(backlands)
social ascension
unity
Resumo em inglês
This work does a critical reading of Corpo de Baile, by João Guimarães Rosa, focused on the unit of the seven independent short stories of wich it is made up. The sertão(backlands) in Corpo de Baile is a common universe in its geographical, economical, social, temporal, cultural and existential dimensions. The characters live their transitory condition as cowboys and rural workers of the cattle-raising regions of the backlands and seek a new social and geographical place where a meaning for their lives can be found. The sertão also changes itself into something else as it constitutes itself as an almost animical environment, enchanted, that offers contact with nature, it reveals the progress on the lookout as an ambiguous possibility of improvement and annihilation of its conditions of existence. The death of the character Dito from Campo Geral is a symbol of this sertão that establishes itself before the readers eyes carrying the conditions of its own dissolution. The other protagonists repeat the moves that shape that state of affairs: the feeling of exile and the social calculus, the identification with a double, and the experience of a death fight, and the fixation on desires, recollections or images.
 
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Data de Publicação
2008-12-02
 
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