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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2014.tde-24042015-105947
Documento
Autor
Nome completo
Ligia Rivello Baranda Kimori
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Lopez, Therezinha Apparecida Porto Ancona (Presidente)
Ferreira, Ligia Fonseca
Villaça, Alcides Celso Oliveira
Título em português
Os mestres no passado: Mário de Andrade lê os parnasianos brasileiros
Palavras-chave em português
Bibliotecas de escritores
Marginália
Mário de Andrade crítico e poeta
Parnasianismo no Brasil
Resumo em português
A dissertação focaliza Mário de Andrade leitor dos parnasianos brasileiros a partir de sua marginália nos autores e obras com os quais ele dialoga, em sua biblioteca particular, na segunda metade do decênio de 1910 e antes de 1921, quando o Jornal do Comércio estampa a série de sete artigos, Mestres do passado, em que ele se posiciona como modernista. Aos doze títulos vinculados à abordagem dos poetas parnasianos Francisca Júlia, Raimundo Corrêa, Alberto de Oliveira, Olavo Bilac e Vicente de Carvalho, nos artigos referidos, circunscreve-se a exploração das anotações autógrafas que preservam instâncias do processo criativo do crítico e de Mário de Andrade poeta em formação, na primeira parte deste mestrado. A recuperação integral dessa marginália, mediante transcrição e classificação acompanhada de notas da pesquisa esclarecendo determinados aspectos e traçando correlações com obras do escritor, compõe a segunda parte da dissertação, parte que constitui também um rigoroso instrumento de trabalho para os estudos sobre o escritor e sobre o parnasianismo no Brasil.
Título em inglês
The Masters in the Past: Mario de Andrade reads the Brazilian parnassians
Palavras-chave em inglês
Margin notes
Mário de Andrade critic and poet
Parnassianism in Brazil
Writers libraries
Resumo em inglês
The dissertation focuses on Mario de Andrade reader of brazilian parnassians from his margin notes in the authors and works with whom he dialogues, in his private library in the second half of the decennary of 1910 and before 1921, when the Jornal do Comércio stamp a series of seven articles, "Mestres do passado", in wich he stands as modernist. To the twelve titles linked to the approach of the parnassian poets Francisca Julia, Raimundo Corrêa, Alberto de Oliveira, Olavo Bilac and Vicente de Carvalho, in the articles referred, is limited to exploitation of handwritten notes that preserve instances of the creative process and critical of Mário de Andrade poet in training, in the first part of this masters degree. The full recovery of his margin notes, by transcription and classification accompanied by notes explaining certain aspects of the research and plotting correlations with works of the writer composes the second part of the dissertation, which is also part of a rigorous working tool for studies on the writer and on the parnassianism in Brazil.
 
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Data de Publicação
2015-04-24
 
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