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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2009.tde-23112009-173810
Document
Auteur
Nom complet
Francisco Roberto Papaterra Limongi Mariutti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Reis, Zenir Campos (Président)
Abramo, Maria Augusta Bernardes Fonseca Weber
Martins, Alberto Alexandre
Moura, Murilo Marcondes de
Peixoto, Sergio Alves
Titre en portugais
Assis, Andrade e Gomes destruidores associados
Mots-clés en portugais
História literária
Imagem literária da classe dirigente Brasileira
Machado de Assis
Oswald de Andrade
Paulo Emilio
Salles Gomes
Resumé en portugais
O trabalho procura fazer conexões, não uma comparação, entre Machado de Assis, Oswald de Andrade e Paulo Emilio Salles Gomes, a partir de um foco temático específico, que diz respeito às intervenções dos três ficcionistas no processo histórico e literário de construção e destruição de uma imagem da classe dirigente brasileira. A tese contém análises de Dona Fernanda e do narrador de Quincas Borba enquanto seres de linguagem nos quais Machado cristalizou uma Weltanschauung dessa classe e do literato aderente a ela; João Miramar e o protagonista de Três mulheres de três pppês são tomados como duplos explícitos e inversos de Oswald e de Paulo Emilio; as expectativas públicas que os dois ficcionistas carregam enquanto rebentos da alta burguesia são purgadas e com os restos são construídas as personagens. Em Um homem sem profissão e em Cemitério, o intelectual de consciência cindida se torna portador da esperança de um mundo diverso do relatado. O trabalho crítico se pauta pela procura do ponto nevrálgico em que se encontram desmistificação ideológica e criação literária.
Titre en anglais
Assis, Andrade and Gomes associates destroyers
Mots-clés en anglais
Literary history
Literary image of the Brazilian ruling class
Machado de Assis
Oswald de Andrade
Paulo Emilio Salles Gomes
Resumé en anglais
This thesis seeks to make conections, not a comparison, between Machado de Assis, Oswald de Andrade and Paulo Emilio Salles Gomes, through a specific thematic focus, that refers to the three writers interventions in the historical and literary process of the construction and destruction of an image of the Brazilian ruling class. The thesis contains analyses of Dona Fernanda and of the narrator of Quincas Borba as fictional beings in which Machado crystallized a Weltanschauung of this class and its literary adherents; João Miramar and the protagonist of Três mulheres de três pppês are taken as explicit and opposite doubles of Oswald and Paulo Emilio; the public expectations that the two fictionists carry as the rebellious offspring of the haute bourgeoisie are purged and from the remains the characters are constructed. In Um homem sem profissão and in Cemitério, the intellectual of divided conscience becomes a carrier of hope in a world different from the one narrated. The critical work is guided by the search for the nervous point in which ideological demystification and literary creation meet.
 
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Date de Publication
2009-11-24
 
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