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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2006.tde-23082007-133135
Documento
Autor
Nome completo
Anelito Pereira de Oliveira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Facioli, Valentim Aparecido (Presidente)
Franco, Renato Bueno
Gonçalves, Aguinaldo José
Moura, Murilo Marcondes de
Rabello, Ivone Dare
Título em português
O clamor da letra: elementos de ontologia, mística e alteridade na obra de Cruz e Sousa
Palavras-chave em português
Alteridade
Clamor
Cruz e Sousa
Letra
Mística
Ontologia
Resumo em português
Esta tese investiga a origem e a configuração do clamor na obra em prosa e verso de Cruz e Sousa, a partir do pressuposto de que nesse aspecto se revelam questões que dizem respeito à constituição do ser, à experiência mística e à representação de outrem. Apresentando-se claramente apenas na fase final da obra sousiana, em livros como Evocações e Últimos sonetos, o clamor pode ser entendido, à maneira heideggeriana, como um "modo de discurso" da consciência autoral resultante de um intenso processo criativo, espécie de situação terminal desse processo. Considera-se aqui que esse processo se desenvolve ao longo de cinco fases, compreendidas como estágios de uma mesma experiência de expressão artística: no primeiro estágio, observa-se a complicação da legibilidade da escrita; no segundo, observa-se que essa complicação deriva de uma problemática de percepção, uma dificuldade de dar visibilidade ao que supostamente se vê; no terceiro, observa-se que essa dificuldade é efeito de uma outra, qual seja, a de distinguir sujeito e objeto; no quarto estágio, observa-se que, em função mesmo dessa dificuldade de distinção, a obra se caracteriza, a partir de Missal, como movimento de figuração do íntimo, no sentido de uma natureza estética que não se coloca em situação dialética com aquilo que constitui sua exterioridade; no quinto estágio, observa-se, a partir de Broquéis, um gradativo esforço de dizer o indizível, de apresentar o que não se pode representar verbalmente. Tais aspectos, visados a partir do conceito lacaniano de "letra", permitem a compreensão do clamor como traço identitário da forma sousiana, através do qual se afirma a singularidade de um autor e sua obra na cultura brasileira.
Título em inglês
The letter's clamour: elements of ontology, mystic and the other in Cruz e Sousa´s work
Palavras-chave em inglês
Clamour
Cruz e Sousa
Letter
Mystic
Ontology
The Other
Resumo em inglês
This thesis investigates the origin and configuration of clamour in Cruz e Sousa´s work prose and verse, from pressupposition that aspect reveals questions about the constitution of being, the mistical experience and representation of other. Presents clearly only final fase sousiana´s work, in books like Evocações and Últimos sonetos, the clamour is a "mode of discourse" of authoral consciouness, according heideggeriana vision, aspect that results of intense criative process, a terminal situation of process. We considers here this process develops in five fases that we understand as moments of unique artistic experience of expression: in the first moment, we observes the complication of legibility of writing; in the second moment, we observes this complication descends from a problem of perception, because the subject doesn´t obtain to reveal what he perceives; in the third moment, we observes this complication is an efect of difficulty to distinguish subject and object; in the fourth moment, we observes that work is caracterized, after Missal, like moviment of figuration of inside, revealing a esthetics nature that isn´t in dialetical situation with external world; in the fifth moment, we observes, from Broquéis, a gradual effort for to say what isn´t possible to say, an effort to present what isn´t possible to verbalize. Those aspects, that we thinks from lacanian "letter" concept, permits to comprise the clamour like trace of identity of sousiana´s form, what reveals the singularity of an author and his work into brazilian culture.
 
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Data de Publicação
2007-10-02
 
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