• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2007.tde-20022008-111139
Documento
Autor
Nome completo
Rosângela Asche de Paula
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Lopez, Therezinha Apparecida Porto Ancona (Presidente)
Dornbusch, Claudia Sibylle
Fonseca, José Luis Jobim de Salles
Moraes, Marcos Antonio de
Salles, Cecília Almeida
Título em português
O expressionismo na biblioteca de Mário da Andrade: da leitura à criação
Palavras-chave em português
Biblioteca de escritores
Expressionismo alemão
Mário de Andrade
Modernismo brasileiro
Resumo em português
O objetivo desta tese é trabalhar os indícios da leitura do expressionismo alemão feita por Mário de Andrade, vinculados a um diálogo que implica apropriação, ou seja, a criação poética ou teórico-estética do modernista brasileiro, vinculada ao "Prefácio interessantíssimo", a poemas de Paulicéia desvairada, à poesia em Losango cáqui e em Clã do jabuti, bem como à poética traçada em A escrava que não é Isaura. Pesquisa que se inscreve no estudo de biblioteca de escritores, na crítica genética, inclina-se sobre o diálogo intertextual que as notas autógrafas, nas margens de obras, e a leitura não anotada instaura. A tese compõem-se de duas partes. A primeira, o ensaio, explora o encontro e o débito da criação de Mário de Andrade com poetas na antologia Menschheitsdämmerung, e com os teóricos do movimento Worringer, Pinthus, Landsberger e Schreyer. A segunda, uma edição eletrônica (CD-ROM) apresenta, em fac-símile, o conjunto das leituras e das anotações do escritor/leitor, acompanhado da transcrição diplomática dessas notas e de dados históricos a respeito de autores, livros e revistas do expressionismo.
Título em inglês
The expressionism in the Mário de Andrade´s library: from reading to the creation
Palavras-chave em inglês
Brazilian Modernism
German Expressionism
Mário de Andrade
Writers's library
Resumo em inglês
The objective of this thesis is to work on the traces of expressionism reading made by Mário de Andrade, connected with a dialogue which implies an apprehension, that is, the Brazilian modernist´s poetical and theoretical-esthetical creation, related to "Prefácio Interessantíssimo", the poems from Paulicéia desvairada, the poetry in Losango cáqui and Clã do jabuti, as well as the poetics developed in A escrava que não é Isaura. This research is articulated with the study of writer´s library and genetic criticism, focusing, therefore, on intertextual dialogue established by handwritten notes in the margin of books or even by readings without notes. The thesis is composed of two parts: the first, an essay, exploits the encounter and debt of Mário de Andrade`s creation with poets from the Menschheitsdämmerung antology and also with theoreticians from the movement (Worringer, Pinthus, Landsberger and Schreyer). The second part, an electronic edition (CD-ROM), presents in fac-simile, the total of readings and notes from the writer/reader, followed by diplomatic transcription of these notes and historical information on expressionist authors, books and magazines.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-02-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.