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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-17082012-095040
Documento
Autor
Nome completo
Denise Mitiko Sintani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Hansen, Joao Adolfo (Presidente)
Ginzburg, Jaime
Martins, Gilberto Figueiredo
Título em português
A Paixão Segundo G.H. e o leitor implícito
Palavras-chave em português
Alienação
Clarice lispector
Efeito estético
Leitor
Leitura
Literatura
Resumo em português
A Paixão segundo G.H., intensamente analisada como obra importante da denominada Terceira Geração Modernista, sob diversos prismas filosófico, formal, psicanalítico e histórico condiz com um momento contemporâneo contundente que expressa alto grau de individualismo, alienação e fragmentação em todos os campos. Desenvolve-se aqui uma investigação sobre a estruturação dessa obra, tendo em vista as estratégias de interlocução criadas pela autora, e o receptor implícito nessa estruturação, em consonância com a teoria do efeito estético elaborada por Wolfgang Iser, que também dialoga com outras teorias envolvendo a configuração do texto ficcional e seus respectivos interlocutores que se encontram embutidos na estrutura das obras. Para tanto, apresenta-se a fortuna crítica relacionada principalmente a interpretações da experiência de fusão sujeito/o outro/linguagem articulada à forma como essas interpretações preenchem as indeterminações produzidas na obra, bem como à tentativa de configurar o efeito da experiência da personagem no leitor contemporâneo. Daí decorre a investigação sobre o projeto literário do Modernismo Brasileiro no contexto da literatura ocidental, expresso na obra em questão, tendo em vista seu aspecto humanizador.
Título em inglês
A Paixão Segundo G.H. and the implicit reader
Palavras-chave em inglês
Alienation
Clarice lispector
Esthetic effect
Reader
Reading
Subjectivism
Resumo em inglês
A Paixão segundo G.H., extremely studied as an important work of Third Modernist Generation, under several point of view philosophical, formal, psychoanalytical and historical was wrote in a historical context which expresses high bourgeois subject individualism and alienation over every instances. It is developed in this work an investigation about the structure of this Clarice Lispector literature, according to the interlocution strategies which are created by the author and to its implicit reader. Therefore this work aims to present the Brazilian critical baggage about the subject/other/language fusion experience articulated to the way how that interpretations fit the indeterminations which are produced in the text, according to Wolfgang Iser theories with others critics authors who purpose the esthetic effect theories, also considering the effects of the character experience over the contemporary reader. Besides, this work intend to discuss the Brazilian Modernism literary project presented in A Paixão segundo G.H. inserted in the modern context also in the general occidental literature evolution.
 
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Data de Publicação
2012-08-17
 
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