• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-16082019-163021
Documento
Autor
Nome completo
Fábio Henrique Passoni Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Moura, Murilo Marcondes de (Presidente)
Andrade, Fabio Rigatto de Souza
Rufinoni, Simone Rossinetti
Silva, Flávia Lins e
Título em português
Ciranda de homens pobres: uma leitura de Os ratos, de Dyonelio Machado
Palavras-chave em português
Dyonelio Machado
Literatura brasileira
Romance
Resumo em português
O romance Os ratos traz no seu entrecho analogias da circularidade que se espalham por todo o romance através de figuras de objetos redondos, circulares, curvos dos quais extrai significados metafóricos. Uma recensão breve aponta a profusão de elementos circulares (ou esféricos) disseminados por todo o romance: a translação de 24 horas do tempo cronológico, o relógio, as moedas e níqueis, o trabalho repetitivo de Naziazeno, o betting (corrida de cavalos), o relógio, os rostos e caras, os olhos, o sol, a ronda pelos cafés e agiotas, a roda da roleta e as suas fichas associadas a bolachas, a volta dos jogadores em torno da mesa da roleta, o movimento de giro com que o garçom limpa a mesa do café, o cilindro do açucareiro, o pires, a bandeja, o anel, o crânio, o rolinho de dinheiro, o círculo de luz amarela do lampião. Essas formas circulares por sua vez, estão numa moldura estrutural narrativa maior, que é a concentração da ação no tempo contraído de 24 horas, se iniciando o relato por volta das sete da manhã de um dia, e se fechando mais ou menos Do ponto de vista da ação do protagonista elas resultam ineficazes que a presente leitura entende, portando, um giro em falso, portanto, a própria ação é compreendida aqui como circular, pois o objeto da dívida se alterna entre coisas compradas e serviços tomados mas é certo que antes desse dia e depois dele: a sucessão de dias do personagem remetem sempre ao mesmo ponto, no caso, a dificuldade de subsistência. Assim a presente leitura evidencia que a situação de carência se repete em vários âmbitos na vida do protagonista e demais personagens, havendo recorrência do movimento circular. O protagonista vê repetir a sua condição de vulnerabilidade, sempre às voltas com sua carência material, dependendo de expediente alheios, de amigos detentores da astúcia, para amealhar dinheiro. O dinheiro, por sua vez está sempre representado por títulos e documentos, contraprestações, cartelas de empenho, letras de câmbio, visitas frustradas a agiotas. Esse traçado de reposição de carências e da expectativa de se amealhar dinheiro, por sua vez, tem como pano de fundo o horizonte histórico embaciado que entremeia Revolução de 1930 e Estado Novo. No âmbito das individualidades e no âmbito da História, nossa leitura procura evidenciar que essa volta das condições (em termos de analogia) apresenta um drama trivial com feições trágicas.
Título em inglês
Poor men's ciranda: a reading of Os Ratos, by Dyonelio Machado
Palavras-chave em inglês
Brazilian literature
Dyonelio Machado
Novel
Resumo em inglês
O romance Os ratos traz no seu entrecho analogias da circularidade que se espalham por todo o romance através de figuras de objetos redondos, circulares, curvos dos quais extrai significados metafóricos. Uma recensão breve aponta a profusão de elementos circulares (ou esféricos) disseminados por todo o romance: a translação de 24 horas do tempo cronológico, o relógio, as moedas e níqueis, o trabalho repetitivo de Naziazeno, o betting (corrida de cavalos), o relógio, os rostos e caras, os olhos, o sol, a ronda pelos cafés e agiotas, a roda da roleta e as suas fichas associadas a bolachas, a volta dos jogadores em torno da mesa da roleta, o movimento de giro com que o garçom limpa a mesa do café, o cilindro do açucareiro, o pires, a bandeja, o anel, o crânio, o rolinho de dinheiro, o círculo de luz amarela do lampião. Essas formas circulares por sua vez, estão numa moldura estrutural narrativa maior, que é a concentração da ação no tempo contraído de 24 horas, se iniciando o relato por volta das sete da manhã de um dia, e se fechando mais ou menos Do ponto de vista da ação do protagonista elas resultam ineficazes que a presente leitura entende, portando, um giro em falso, portanto, a própria ação é compreendida aqui como circular, pois o objeto da dívida se alterna entre coisas compradas e serviços tomados mas é certo que antes desse dia e depois dele: a sucessão de dias do personagem remetem sempre ao mesmo ponto, no caso, a dificuldade de subsistência. Assim a presente leitura evidencia que a situação de carência se repete em vários âmbitos na vida do protagonista e demais personagens, havendo recorrência do movimento circular. O protagonista vê repetir a sua condição de vulnerabilidade, sempre às voltas com sua carência material, dependendo de expediente alheios, de amigos detentores da astúcia, para amealhar dinheiro. O dinheiro, por sua vez está sempre representado por títulos e documentos, contraprestações, cartelas de empenho, letras de câmbio, visitas frustradas a agiotas. Esse traçado de reposição de carências e da expectativa de se amealhar dinheiro, por sua vez, tem como pano de fundo o horizonte histórico embaciado que entremeia Revolução de 1930 e Estado Novo. No âmbito das individualidades e no âmbito da História, nossa leitura procura evidenciar que essa "volta" das condições (em termos de analogia) apresenta um drama trivial com feições trágicas.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-08-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.