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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-15122015-132619
Document
Auteur
Nom complet
Maira Mariano
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Faria, Joao Roberto Gomes de (Président)
Betti, Maria Silvia
Catalão, Larissa de Oliveira Neves
Marques, Ivan Francisco
Ramos, Rosangela Patriota
Titre en portugais
Teatro e engajamento político: a dramaturgia de Paulo Pontes
Mots-clés en portugais
Dramaturgia brasileira
Gota dágua
Nacional-popular
Paulo Pontes
Teatro engajado
Resumé en portugais
O objetivo dessa tese é estudar a produção teatral de Paulo Pontes, dramaturgo que atuou na cena teatral brasileira entre as décadas de 1960 e 1970. Assim sendo, serão analisados os seguintes textos teatrais: Opinião (embora escrito em parceria com Oduvaldo Vianna Filho e Armando Costa), Paraí-bê-a-bá, Brasileiro, profissão esperança, Um Edifício chamado 200; Check-up; Dr. Fausto da Silva, Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; Madalena Berro Solto e Gota dágua. Paulo Pontes inscreve-se na história do teatro brasileiro em um período politicamente tenso e de luta: em plena ditadura militar. Portanto, fez-se necessário recuperar, além desse contexto histórico, a formação do artista e do homem político, a fim de compreender a interlocução de sua obra com a época. Pretende-se defender a ideia de que a práxis teatral de Paulo Pontes estava intimamente relacionada ao contexto sócio-político brasileiro, assim como às suas convicções políticas. O dramaturgo foi além de seu campo de atuação, assumiu também o papel de intelectual de esquerda, engajado em um projeto nacional-popular de cultura. O teatro, em sua concepção, necessitava adotar a perspectiva popular para compreender a complexidade da realidade nacional. Assim, busca-se contribuir para o reposicionamento deste dramaturgo na história do teatro brasileiro.
Titre en anglais
Theatre and political engagement: Paulo Pontes dramaturgy
Mots-clés en anglais
Gota dágua
National-popular Brazilian drama
Paulo Pontes
Political engaged theatre
Resumé en anglais
The purpose of this thesis is to study the Paulo Pontes dramatic production, playwright who staged in the Brazilian theater scene between 1960 and 1970. Therefore, the following dramas are analyzed: Opinião (though written with Oduvaldo Vianna Filho and Armando Costa), Paraí-bê-a-bá, Brasileiro, profissão esperança, Um edifício chamado 200; Check-up; Dr. Fausto da Silva, Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; Madalena Berro Solto and Gota dágua. Paulo Pontes is part of the history of Brazilian drama in a politically tense period and conflict: during the military dictatorship. Therefore, it was necessary to recover, beyond this historical context, the formation of the artist and the politician in order to understand the dialogue of his work with the time. It is intended to defend the idea that the Paulo Pontes scenical praxis was closely related to the Brazilian socio-political context as well as to their political convictions. The playwright was beyond their field, also took the leftist intellectual's role, engaged in a national-popular project culture. The theater, in his view, needed to adopt the popular perspective to understand the complexity of the national situation. Thus, we seek to contribute to the repositioning of this playwright in the history of Brazilian theater.
 
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Date de Publication
2015-12-15
 
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