• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-15012014-100107
Document
Auteur
Nom complet
Ana Carolina Sa Teles
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Guimarães, Hélio de Seixas (Président)
Monteiro, Pedro Meira
Passos, Cleusa Rios Pinheiro
Titre en portugais
Questão moral e constituição do sujeito em contos de Machado de Assis
Mots-clés en portugais
Constituição do sujeito
Conto
Machado de Assis
Questão moral
Resumé en portugais
Esta dissertação aborda a questão moral e questões relativas à constituição do sujeito em contos de Machado de Assis. Os contos analisados pertencem às décadas de 1870 e 1880. Os títulos são: Ponto de vista (Quem desdenha...), de Histórias da meia-noite; O sainete; D. Benedita (Um retrato), de Papéis avulsos; Galeria Póstuma, Uma senhora, de Histórias sem data; e O enfermeiro, de Várias Histórias. Em vários dos contos, os protagonistas são confrontados por impasses de identidade, impasses de subjetivação ou ainda por dilemas morais, que acarretam em diferença subjetiva. Em adição, o narrador propõe dilemas estéticos e éticos que indagam o leitor, no gesto de leitura e interpretação. Desde Ressurreição, romance de 1872, Machado de Assis operara um deslocamento do foco da narração de costumes para o enfoque do contraste entre dois caracteres. Também em artigo de 1878 sobre O Primo Basílio Machado havia levantado uma grande polêmica, que fez parte do que Roberto Schwarz nomeou, por exemplo, como militância anti-realista do autor. No artigo a O Primo Basílio, Machado declarou a preferência pelos caracteres, pelas paixões e pela verdade moral na composição do drama. Já no século 20, uma corrente crítica inaugurada na década de 1930, em especial, por Augusto Meyer e Lúcia Miguel Pereira, interpretou Machado de Assis pelo viés do subterrâneo. Eles abriram caminho para uma crítica machadiana que considerasse, por exemplo, a psicanálise como interface na recepção literária. Lembremos, contudo, que Augusto Meyer era também tributário de Alcides Maya e responsável pelo esclarecimento de vínculos entre a ficção machadiana e a tradição de escritores moralistas. Nesse sentido, no século 20, não apenas a crítica machadiana psicológica ganhou espaço, como também a crítica que enfocou a questão moral. Entre os críticos machadianos que investigaram a questão moral, encontramos, por exemplo, o próprio Augusto Meyer, Alfredo Bosi, Ivan Teixeira, José Luiz Passos e Pedro Meira Monteiro.
Titre en anglais
Morality and subject constitution in Machado de Assis's short stories
Mots-clés en anglais
Machado de Assis
Morality
Short story
Subject constitution
Resumé en anglais
This dissertation approaches morality and subject constitution in Machado de Assiss short stories. The analyzed short stories go back to the period of the 1870s and 1880s. The titles are the following: Ponto de vista (Quem desdenha...) in Histórias da meia-noite; O sainete; D. Benedita (Um retrato) in Papéis avulsos; Galeria Póstuma and Uma senhora in Histórias sem data; and O enfermeiro in Várias histórias. In these short stories, the main characters are usually confronted with impasses concerning either identity, subjectivity or moral dilemmas that imply in subjective difference. In addition, the narrators propose esthetic and ethic dilemmas that question the reader in the act of reading and interpreting. In Ressurreição, novel of 1872, Machado had already dislocated the focus on narrating customs and had given priority to a plot centered on the contrast between two characters. In the article of 1878 on O primo Basílio, Machado started a huge controversy as well. This text takes part in what Roberto Schwarz names as Machados anti-Realism militancy. In the article about O primo Basílio Machado states the preference for the art of the characters, passions and morality as main components in the drama. In the 20th century, a new area of Machados criticism emerged by approaching his works according to an underground tone (the word refers to Dostoevskys book). This type of criticism was founded by Augusto Meyer and Lucia Miguel Pereira. They have opened the way for a criticism of Machados works that can take into account a psychoanalytic interface in literature reception. Still, we should remember that Augusto Meyer referred to Alcides Maya and was responsible for pointing out the connections between Machado de Assis and the moralist writers. Thus, there has been an overture not only to psychological criticism but also to the criticism concerned with morality in Machados works. Among exponent critics who have investigated morality in Machado, we can mention Augusto Meyer, Alfredo Bosi, Ivan Teixeira, José Luiz Passos and Pedro Meira Monteiro.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-01-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.