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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2002.tde-14062002-153149
Documento
Autor
Nome completo
Jose Carlos Zambolli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Roncari, Luiz Dagobert de Aguirra (Presidente)
Camilo, Vagner
Caniato, Benilde Justo Lacorte
Título em português
A poeta ao espelho (Cecília Meireles e o mito de Narciso).
Palavras-chave em português
alteridade
autoconhecimento
espelhamento
narcisismo
reflexão
Resumo em português
Em nosso estudo, analisamos a presença do mito de Narciso na poesia de Cecília Meireles. Essa narrativa, na obra da poeta brasileira, surge como motivo para densa reflexão sobre a vida e o sentido da existência. O "eu" lírico ceciliano, diante do espelho onde se fundem o visualizante e o visível, parece buscar uma experiência de totalidade, a revelação da presença e da imagem do mundo naquilo que dele emerge como fragmento e dispersão. Essa postura reflexiva resiste ao imediatismo e superficialismo das sociedades modernas, nas quais a industrialização e o desenvolvimento da técnica determinam uma crise dos significados. Para vencê-la, a poeta busca a fonte não contaminada do mito, com o qual pretende restabelecer, por meio da palavra - instrumento predileto de seu dizer - o vínculo consigo mesma, com a natureza, com os outros e com o próprio Criador.
Título em espanhol
La poetisa al espejo (Cecília Meireles y el mito de Narciso).
Palavras-chave em espanhol
alteridad
autoconocimiento
espejamento
reflexión
Resumo em espanhol
En nuestro estudio, analizamos la presencia del mito de Narciso en la poesía de Cecília Meireles. Esa narración, en la obra de la poetisa brasileña, es motivo para densa reflexión sobre la vida y el sentido de la existencia. El "yo" lírico ceciliano, contra el espejo donde se hundem el visualizante y el visible, parece buscar una experiencia de totalidad, la revelación de la presencia y de la imagen del mundo en aquello que de él emerge como fragmento y dispersión. Esa actitud reflexiva resiste al inmediatismo y superficialismo de las sociedades modernas, en las cuales la industrialización y el desarrollo de la técnica determinan una crisis de los sentidos. Para vencerla, la poetisa busca la fuente no contaminada del mito, con lo cual pretende restabelecer, por medio de la palabra - instrumento predilecto de su decir - el vínculo consigo misma, con la naturaleza, con los otros y con el propio Creador.
 
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tde.pdf (1.36 Mbytes)
Data de Publicação
2002-08-15
 
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