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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2014.tde-14012015-183422
Documento
Autor
Nome completo
Roberta Andressa Villa Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Rufinoni, Simone Rossinetti (Presidente)
Marques, Ivan Francisco
Weintraub, Fabio
Título em português
Entre a potência e impossibilidade: um estudo da poética de Orides Fontela
Palavras-chave em português
Consciência poética
Orides Fontela
Poesia brasileira contemporânea
Poesia e símbolos
Potência e impossibilidade
Silêncio e palavra
Resumo em português
O presente trabalho analisa a obra completa de Orides Fontela, com um total de cinco livros publicados entre 1969 a 1996, observando os processos de continuidade e ruptura ao longo de seu percurso. Buscou-se compreender como se estabelecem os seus mais notórios procedimentos estéticos, a tensão entre a palavra e o silêncio, a fixação pela luz, a constituição de seu sujeito lírico oculto, a densa presença de elementos da natureza e o trabalho conciso a partir de um peculiar repertório simbólico-metafórico. A análise e a interpretação de tais procedimentos permitiram observar como a poética orideana oscila entre a sensação de potência e impossibilidade. Para tanto, investigou-se a organização das inter-relações figurativas entre os poemas e como o emprego de pares antitéticos e ideias paradoxais contribuem para a riqueza de significação alcançada. A contínua transposição poética, entre a água e o sangue, o voo e o pouso, o céu e o abismo, a vida e a morte, tende a produzir uma camada de sentido subterrânea, que para além da aparente transcendência e extemporaneidade da autora, comunica-se com a historicidade de seu tempo
Título em inglês
Between potency and impossibility: a study of Orides Fontelas poetics
Palavras-chave em inglês
Contemporary Brazilian poetry
Orides Fontela
Poetic consciousness
Poetry and symbols
Potency and impossibility
Silence and word
Resumo em inglês
The present work analyzes the collection of Orides Fontela, which result a total of five published books from 1969 to 1996, observing the processes of continuity and rupture all over this route. We were looking for a understandable search for their most important aesthetic procedures, about the tension between word and silence, the fixation by lucidity, the constitution of its occult lyrical subject, the dense presence of nature elements, and the concise employment from a peculiar repertoire symbolic and metaphorical. The analysis and interpretation of such procedures about this poetic allowed to observe the oscillation between the sense of power and impossibility. To this end, we investigated the figurative organization of interrelationships between poems and how they use the antithetical pairs and the ideas paradoxical that contribute to the richness of meanings reached. The continuous poetic transposition between water and blood, flight and landing, the sky and the abyss, life and death, tends to produce a layer of sense subterranean, that beyond the author´s apparent transcendence and extemporaneity, communicates with the historicity of her time
 
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Data de Publicação
2015-01-14
 
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