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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-13052019-144359
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Vítor Coelho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Mello, Jefferson Agostini (Presidente)
Alves, Roberta Hernandes
Hossne, Andrea Saad
Piassi, Luis Paulo de Carvalho
Título em português
É o cheiro, é o ralo, é o campo: uma análise do caso Lourenço Mutarelli em sua entrada no campo literário brasileiro
Palavras-chave em português
Campo literário brasileiro
O cheiro do ralo
Pulp fiction
Romance contemporâneo
Resumo em português
Este trabalho trata de analisar a transição do autor Lourenço Mutarelli entre campos, dos quadrinhos para o campo literário, em que O cheiro do ralo (2007) materializa esse processo. Seu primeiro romance possui dificuldades analíticas de forma e temas que trazem ainda resquícios do autor de quadrinhos. Essas dificuldades recaem em frequentes equívocos de avaliação e classificação de Mutarelli, quando não recaem em reações intempestivas sobre sua produção e origem artística. Tomando essa entrada como problemática, é evidente a impossibilidade ainda em compreender a obra e o gesto que ela representa, por conta de métodos que não levam em conta a dinâmica do campo literário brasileiro contemporâneo e seus produtores. Assim, esse trabalho se debruça sobre o problema levando em conta as particuliridades das dinâmicas do meio dos quadrinhos e do meio literário, aliadas à leitura analítica do texto literário. Investigaremos as relações estabelecidas pelo autor com os produtores nessa movimentação, e como seu primeiro romance expressa essa complexidade. Auxiliados pelas descrições e teorizações sobre a dinâmica do campo literário (Bourdieu), veremos como a geração de valor é transferida ao autor e sua obra. E como O cheiro do ralo inaugura novos problemas acerca da forma literária e a produção contemporânea de literatura, inclusive de espaços no campo literário ainda não privilegiados à descrição ou análise acadêmica.
Título em inglês
Its the smell, its the drain, its the field: an analysis of the case Lourenço Mutarelli in his admission in the Brazilian literary field
Palavras-chave em inglês
Brazilian literary field
Contemporary novel
O cheiro do ralo
Pulp fiction
Resumo em inglês
This work analyzes the transition of the author Lourenço Mutarelli between fields, from the comics field to the literary field, in which O cheiro do ralo (2007) realize this process. The first novel has analytical difficulties of form and themes that possibly still bring remnants of comics author. These difficulties produce frequent misunderstandings in value judgement of evaluation and classification of Mutarelli's work, when they do not fall into sudden reactions to their experimental production or artistic origin. We recognize that this entry is problematic and it is evident, due to analysis methods that do not take into account the dynamics of the contemporary Brazilian literary field and its producers, that makes it tough to comprehend his first novel, formaly and thematically, and the act that it represents. Thus, this work focuses on the problem taking into account the particularity of the dynamics of the medium of comics and the literary field, combined with the analytical reading of the literary text. We will inves-tigate the relations established by the author with the producers in this movement, and in which level his first novel expresses this complexity. Moreover, we will see how the generation of value is laid down to the author and his work, supported by the descriptions and theorizations about the dynamics of the literary field (Bourdieu). And finally, how O cheiro do ralo set up new problems about the literary form and the contemporary production of litera-ture, including in that spaces in the literary field not yet privileged to the academic description or analysis.
 
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Data de Publicação
2019-05-13
 
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