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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2007.tde-13022008-105611
Documento
Autor
Nome completo
Eugenio Vinci de Moraes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Facioli, Valentim Aparecido (Presidente)
Antunes, Letizia Zini
Cruz Junior, Dilson Ferreira da
Passos, Gilberto Pinheiro
Simões Junior, Alvaro Santos
Título em português
A Tijuca e o pântano: "A Divina Comédia" na obra de Machado de Assis entre 1870 e 1881
Palavras-chave em português
Divina comédia
Estilo sublime
Estilo vulgar
Literatura brasileira
Literatura italiana
Machado de Assis
Resumo em português
As citações, alusões e referências à Divina comédia, de Dante Alighieri, começam a aparecer em quantidade e com vigor na obra de Machado de Assis na década de 1870. Estão em todos os gêneros, da poesia à crítica, da crônica à prosa de ficção, demonstrando a forte impressão que a obra provocou no escritor brasileiro. Esta tese trata das referências dantianas na obra de Machado de 1873 a 1881, começando em Americanas, passando por Helena e Memórias póstumas de Brás Cubas, e encerrando n' "O alienista". Com isso, pretende-se mostrar como Machado de Assis estava às voltas com a adequação de temas, estilos, quadros e assuntos do repertório da alta tradição literária, em especial a da Comédia, em sua obra. Experiências que exibem a oscilação que os estilos elevado e baixo, sublime e vulgar sofrem em sua obra, à força de misturas, fusões, imitações e paródias, formas que encontrou para conciliar estes opostos.
Título em inglês
The oscillation between contrasting styles: Dante Alighieri's The Divine Comedy in Machado de Assis's works from 1873 to 1881
Palavras-chave em inglês
Brazilian literature
Italian literature
Machado de Assis
Sublime style
The Divine Comedy
Vulgar style
Resumo em inglês
Quotations, allusions and references to Dante Alighieri's The Divine Comedy started to appear frequently and significantly in the works of Machado de Assis during the 1870's. They can be found in all genres Machado worked with, from poetry to criticism, from newspaper columns (crônicas) to prose, evidencing the strong impression that Dante's work left in the Brazilian writer. This thesis is about the references to Dante in Machado de Assis's works from 1873 to 1881, beginning with Americanas, passing through Helena and Memórias póstumas de Brás Cubas, and finally "O alienista". It aims, accordingly, to demonstrate that Machado de Assis tailored his themes, style, sketches and repertoire to fit in the tradition of high literature, especially that of the Comedy. Such experience shows the oscillation between contrasting styles in Machado's work - the elevated and the low, the sublime and the vulgar -, which the author conciliates by employing combinations, fusions, imitations and parodies to bring together such opposite poles.
 
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Data de Publicação
2008-02-21
 
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