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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-12092016-123440
Documento
Autor
Nome completo
Tiago Seminatti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Guimarães, Hélio de Seixas (Presidente)
Chauvin, Jean Pierre
Módolo, Marcelo
Título em português
A interioridade em abismo: estudo sobre o discurso indireto livre e a crise da forma em Quincas Borba
Palavras-chave em português
Crise
Discurso indireto livre
Machado de Assis
Quincas Borba
Romance
Resumo em português
Esta dissertação consiste num estudo crítico sobre Quincas Borba, de Machado de Assis, que tem como hipótese principal a de que a crise psíquica do personagem tem correspondente com o processo de problematização da forma do romance. Na obra encontramos, por meio de uma voz narrativa versátil, um personagem cindido, cuja trajetória culmina em loucura e morte. O escritor produziu uma obra inquieta diante de esquematismos propostos pelo Romantismo e Naturalismo, em uma possível busca de modalidades de ficção que estivessem mais de acordo com o seu perfil artístico (PASSOS, 2007). Além disso, ligar-se-ia à crise do personagem e aos questionamentos envolvendo a forma do romance a crise de composição que Machado de Assis enfrentou durante a escrita de Quincas Borba. O romance foi reescrito, produzindo diferenças entre a versão em folhetim, publicada em A Estação (1886-1891), e a publicada em livro (1891). Procuramos analisar tais variantes nas duas versões, considerando o uso que o escritor fez do discurso indireto livre na representação da interioridade dos personagens, incluindo o protagonista. Assim, ao considerar como a fragmentação da consciência de Rubião é operada pelo narrador de Quincas Borba e qual o seu sentido na relação estabelecida com os outros elementos da obra, a pesquisa pretende analisar o modo como Machado de Assis lidou com a forma do romance para compor um personagem em processo de desintegração psíquica, justamente em uma obra problemática do ponto de vista de seu próprio processo de escrita.
Título em inglês
The inner self in abyss: a study on free indirect speech and form crisis in Quincas Borba
Palavras-chave em inglês
Crisis
Free indirect speech
Machado de Assis
Novel
Quincas Borba
Resumo em inglês
This thesis consists of a critical study about Machado de Assis's Quincas Borba, supporting the main hypothesis that the protagonist's psychic crisis corresponds to the complexity of the novel's form. In this novel, a versatile narrative voice portrays a "split" character whose trajectory culminates in madness, and death. In Brazil's literary scene, Machado de Assis was in search of fictional modalities to suit his artistic profile, having produced a disquieting work that defied the schemes set out by Romanticism and Naturalism (PASSOS, 2007). Furthermore, the crisis of the character and the questioning of the novel's form can be associated with the compositional crisis faced by the author during the writing process of Quincas Borba. The novel has been rewritten, resulting in differences between the serial version, published in A Estação (1886-1891), and the book version (1891). We analyse these variants focusing on the use that the author makes of free indirect speech in the representation of characters's inner self, including the protagonist. We aim to consider how Rubião's consciousness fragmentation is carried out by the narrator, and to understand the meaning of the rapport established among this form of fragmentation and other elements in the novel. This research will, therefore, analyse the means of portraying a character in the midst of psychic disintegration in a work whose very writing process was especially problematic.
 
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Data de Publicação
2016-09-12
 
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