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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-12082009-163845
Document
Auteur
Nom complet
Wilton de Souza Ormundo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Rosenbaum, Yudith (Président)
Gotlib, Nadia Battella
Moraes, Eliane Robert
Titre en portugais
Figurações do grotesco nas narrativas curtas de Clarice Lispector: o fenômeno como disparador do Unheimlich, das inversões e do (des)equilíbrio
Mots-clés en portugais
Clarice Lispector
Contos
Grotesco
Unheimlich
Resumé en portugais
Há muitas menções à estética do grotesco na produção literária de Clarice Lispector, todavia sem que esse tema seja apresentado em primeiro plano pela crítica que se ocupa dos estudos da obra da autora. Privilegiou-se, desde o lançamento do primeiro romance da escritora, em 1943, o enfoque dos instantes epifânicos positivos, dos temas metafísicos, das leituras de viés existencialista e da investigação do fracasso da linguagem, permanecendo em segundo plano um lado obscuro também presente em sua produção ficcional. O presente trabalho se dedica a investigar de que maneira a tradição do grotesco, sobretudo aquela estudada por Kayser, Bakhtin e Victor Hugo, está presente na obra literária de Clarice Lispector, especialmente nas narrativas curtas A menor mulher do mundo, Macacos, Perdoando Deus, A bela e a fera ou A ferida grande demais, Um dia a menos e A solução. A análise desses textos nos revela que esse fenômeno parece servir a propósitos bem específicos na autora: o de constituir um disparador de determinadas emoções, como o Unheimlich freudiano, nos personagens que se defrontam com a figuração do grotesco, acionando, por oposição, a percepção de um Belo faltante, ausente, o que cria o espaço da desarmonia e do desequilíbrio. Por outro lado, as várias formas grotescas apresentadas por Clarice parecem não se fixar rigidamente, elas são difusas e voláteis, de modo que estão sempre em metamorfose.
Titre en anglais
Figures grotesque in short narrations of Clarice Lispector: the phenomenum as trigger of Unheimlich, of the reversal and (im)balance
Mots-clés en anglais
Clarice Lispector
Grotesque
Short stories
Unheimlich
Resumé en anglais
The grotesque aesthetics is frequently mentioned in the literary work of Clarice Lispector, though this theme hasnt been primarily presented by the critics that deal with the authors work. Since the first novel of the author, launched in 1943, it has been common the focus on the most rare and unique moments of epiphany, metaphysical themes, existencialist biases, and the investigation of literature failure, leaving in the background the obscure side also present in the production of her fiction work. The following work is a proposal to investigate in which way the grotesque tradition, mainly that studied by Kayser, Bakhtin and Victor Hugo, is presented in the literary work of Clarice Lispector, specifically in the short narrations A menor mulher do mundo, Macacos, Perdoando Deus, A bela e a fera ou A ferida grande demais, Um dia a menos and A solução. The analysis of these texts reveal to us that this phenomenum might serve to the very specific purposes of the author such as to bring forward certain emotions, like the Freudian Unheimlich of the characters in face of the figuratively grotesque, bringing into action, as the opposite, an absent Beauty lack perception, that creates the space of disharmony and imbalance. However, on the other side, the many grotesque forms conveyed by Clarice seem not to be strictly fixed, they are diffuse and volatile and so in a state of permanent metamorphosis.
 
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Date de Publication
2009-08-12
 
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