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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-11122015-140007
Documento
Autor
Nome completo
Admarcio Rodrigues Machado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Hansen, Joao Adolfo (Presidente)
Malufe, Annita Costa
Moura, Murilo Marcondes de
Título em português
Forma e indeterminação em As metamorfoses de Murilo Mendes
Palavras-chave em português
Forma
Indeterminação
Linguagem
Modernidade
Modernismo
Murilo Mendes
Poesia
Sentido
Surrealismo
Resumo em português
Este trabalho analisa o livro As Metamorfoses, do poeta Murilo Mendes. A perspectiva escolhida é a da invenção por meio da linguagem desse poeta. Reconhecendo que a imagem tem valor inestimável na poesia de Murilo, nossa análise elucida a construção imagética atentando para o modo como a organização das palavras figura o efeito de desorganização semântica que lembra alguns quadros surrealistas. Nesse sentido, a pergunta que norteia este trabalho é: Como o poeta usa a forma para a construção da indeterminação de sentido? Para respondê-la, recorremos, além de textos poéticos e não poéticos de Murilo Mendes, a textos sobre o Surrealismo, o Essencialismo de Ismael Nery e sobre forma e indeterminação semântica, que nos ajudaram a entender melhor o código poético de Murilo Mendes, inclusive entrevendo nesse código um padrão compositivo. Sendo a junção de imagens descontínuas no poema a principal característica do trabalho de montagem em Murilo Mendes, julgamos coerente supor que esse procedimento de composição exige uma performance idiossincrática do leitor. Na condição de obra moderna, a poesia muriliana exige um leitor também moderno. Para constituí-lo textualmente, estudamos também alguns pré-requisitos de leitura que devem ser acionados para a compreensão da proposta artística de Murilo Mendes, recorrendo sistematicamente a textos da estética da recepção.
Título em inglês
Form and indeterminacy in Murilo Mendes As Metamorfoses
Palavras-chave em inglês
Form
Indetermination
Language
Modernism
Modernity
Murilo Mendes
Poetry
Sense
Surrealism
Resumo em inglês
This dissertation analyzes the book As Metamorfoses, by the poet Murilo Mendes. The chosen perspective of analysis are his poetical procedures. Recognizing that images are central in Murilos poetry, our analysis elucidates his imagery construction, focusing on the ways the organization of words features the semantic disorganization effect which reminds Surrealistic paintings. In this sense, the question that guides this work is: How does the poet use the form to build the indeterminacy of meaning? In order to answer it, we use, besides Murilo Mendes poetic and non poetic texts, texts on Surrealism, the Essentialism of Ismael Nery and about form and semantic indeterminacy, that help us to understand Murilo Mendes poetic code, including glimpsing a compositional standard in such code. Since the main feature in Murilo Mendes work is the joining of discontinuous images in the poem, it seems coherent to assume that his composition model requires an idiosyncratic readers performance. Murilos poetry also requires a modern reader. With that in mind, we also studied some reading prerequisites that must be triggered for the understanding of Murilo Mendes artistic proposal, systematically resorting to aesthetics of receptions texts.
 
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Data de Publicação
2015-12-11
 
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