• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2018.tde-11042018-155412
Documento
Autor
Nome completo
Geovanina Rosa de Sá Maniçoba Ferraz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Moraes, Eliane Robert (Presidente)
Faria, Joao Roberto Gomes de
Nitrini, Sandra Margarida
Werneck, Mariza Martins Furquim
Título em português
Perfil da voz: potências da enunciação em Lucíola, de José de Alencar
Palavras-chave em português
Autor implícito
Imitação
Narrador
Nomes das personagens
Sexo e literatura
Resumo em português
Em Lucíola, José de Alencar assume uma posição peculiar de autor real, na medida em que contrasta com o Sr. Paulo Silva, autor designado na ficção. Narrador de seus conflitos, o moço espelha um herói confessional, examinando o próprio passado em busca da imagem de uma mulher. Senhora GM é sua interlocutora. Lúcia se circunscreve como modelo, pessoa retratada, namorada e cortesã. Esta análise está mais interessada em como as coisas são ditas e menos no que é dito, de sorte que se dedica à investigação dos mecanismos da enunciação. O estudo não focaliza a personagem feminina, ao contrário está voltado para o amante; e muito embora não seja contra o homem, ambiciona, através do primeiros capítulos, confrontar sua autoimagem e a interpretação que ele oferece para a história. O quinto segmento desta leitura questiona os modos através dos quais palavras e imagens dão forma ao sexo na intimidade do texto. O conjunto seguinte explora a questão da imitação como um tema recorrente no livro e como um fio que costura forma e conteúdo, palavra e ideia. A última seção investiga os nomes das personagens enquanto uma escolha de palavras, um procedimento no domínio do artifício.
Título em inglês
A portrait of the voice: features of enunciation
Palavras-chave em inglês
Characters names
Imitation
Implied author
Narrator
Sex and literature
Resumo em inglês
In Lucíola, José de Alencar is the real author whereas Mr. Paulo Silva is the fictional one. The narrator is also a confessional hero examining his own past searching for the image of a woman. Mrs. GM is his interlocutor. Lúcia is the sitter, the one that is being portrayed, girlfriend and courtesan. This analysis is more interested in how things are said than in what is said; therefore it contemplates the mechanisms of enunciation. The study is not focused in the female character but dedicated to her lover; even though it is not against the man, it aims, throughout the first chapters, to confront his self-image and the interpretation he offers to the story. The fifth segment interrogates how words and imagery give a form to sex as a matter of speech. The following portion explores imitation as a recurrent theme in the book and as a thread that sews form and meaning, words and ideas. The last section investigates the names of the characters as a choice of words, under the domain of artifice.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-04-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.