• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-10112016-145800
Documento
Autor
Nombre completo
Odorico Leal de Carvalho Júnior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Hansen, Joao Adolfo (Presidente)
Camilo, Vagner
Carvalho, Maria do Socorro Fernandes de
Mongelli, Lenia Marcia de Medeiros
Siscar, Marcos Antonio
Título en portugués
Cantos à comunidade ausente: a tradição épica em Os peãs, de Gerardo Mello Mourão
Palabras clave en portugués
Comunidade
Epopeia
Memória
Poesia moderna
Resumen en portugués
O trabalho analisa a trilogia Os Peãs, do poeta cearense Gerardo Mello Mourão (1917-2007), explorando a relação entre a tradição épica e o projeto central da obra, o estabelecimento, pelo canto poético, de uma memória heroica comunal que funcione como fonte de exemplaridade. A trilogia é formada por três volumes: O País dos Mourões (1963), Peripécias de Gerardo (1972) e Rastro de Apolo (1977). Partindo de uma reflexão teórica sobre a morte e a sobrevida do gênero épico, o trabalho constata o uso da epopeia como referência ou "moldura simbólica" para experimentos poéticos modernos que lidam com as noções de tradição, memória e comunidade. Associando Os Peãs a essa tendência de reformulação da epopeia, realiza a análise detalhada de cada volume do tríptico.
Título en inglés
Songs to an absent community: the epic tradition in Gerardo Mello Mourãos Os Peãs
Palabras clave en inglés
Community
Epic
Memory
Modern poetry
Resumen en inglés
The present work analyses Os Peãs, a poetic trilogy written by the Brazilian poet Gerardo Mello Mourão (1917- 2007). It explores the associations between the epic tradition and the central project of the trilogy - the articulation, through poetry, of a collective heroic memory that might stand as a source of exemplarity. The trilogy is composed of the following works: O País dos Mourões (1963), Peripécias de Gerardo (1972) e Rastro de Apolo (1977). Starting with a reflection on the death and survival of the epic genre, our argument goes on to associate Os Peãs with a tendency in modern poetry that uses the classical epic poem as a reference or a "symbolic frame" for modern poetic experiments dealing with the notions of tradition, memory and community. This is followed by a detailed study of each volume.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-11-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.