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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-07102011-110812
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Augusto Carneiro Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Ginzburg, Jaime (Presidente)
Roncari, Luiz Dagobert de Aguirra
Teles, Edson Luis de Almeida
Título em português
Como um corte de navalha: resistência e melancolia em Em câmara lenta, de Renato Tapajós
Palavras-chave em português
Fragmentação
Melancolia
Narrador
Resistência
Testemunho
Resumo em português
Esta dissertação tem como objetivo analisar o romance Em câmara lenta (1977), de Renato Tapajós, e suas relações com o contexto histórico da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), marcado pelo uso da violência extrema como mecanismo de repressão a manifestações artísticas e políticas contrárias ao poder autoritário. Considerando algumas abordagens teóricas sobre a configuração estética do romance moderno, bem como estudos sobre violência, suas ramificações e consequências para a constituição do sujeito, procuramos compreender o romance de Tapajós como produção literária que incorpora em sua elaboração formal os processos antagônicos de sua realidade histórica.
Título em inglês
As a cutting knife: resistance and melancholy in Renato Tapajós Em câmara lenta
Palavras-chave em inglês
Fragmentation
Melancholy
Narrator
Resistance
Testimony
Resumo em inglês
This thesis aims to analyze the Renato Tapajós novel Em câmara lenta (1977), and its relationships with the historical context in Brazil's military dictatorship (1964-1985), marked by the use of extreme violence as a mechanism of repression of artistic and political manifestations against the authoritarian power. Considering some theoretical approaches on the aesthetics of modern novel, as well as some studies on violence, its ramifications and consequences for the constitution of the self, we seek to understand the Tapajós novel as a literary production that incorporates in its formal structure some antagonistic processes of its historical reality.
 
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Data de Publicação
2011-10-07
 
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