• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-05122010-123502
Documento
Autor
Nombre completo
Adriano de Assis Ferreira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Faria, Joao Roberto Gomes de (Presidente)
Andrade, Welington Wagner
Azevedo, Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro
Catalão, Larissa de Oliveira Neves
Madeira, Wagner Martins
Título en portugués
Teatro ligeiro cômico no Rio de Janeiro: a década de 1930
Palabras clave en portugués
Comédia
Década de 1930
História
Teatro brasileiro
Teatro ligeiro cômico
Resumen en portugués
Apresentação dos elementos básicos da produção teatral ligeira no Brasil, requisito para a compreensão da história do teatro brasileiro no século XX, focando a encenação como produto que pode ser avaliado sob três prismas (estética, moralidade e diversão) enquanto valor de uso, mas que demanda a produção de valor de troca. Reconstituição histórica do teatro ligeiro, partindo de seu surgimento enquanto "gênero alegre" em meados do século XIX na cidade do Rio de Janeiro, passando por sua transformação em teatro ligeiro musicado na virada do século, consolidada com a adoção do procedimento das sessões. Apresentação do teatro ligeiro cômico, apontando seu surgimento com o Teatro Trianon, a partir de 1915, e enfocando seu desenvolvimento durante a década de 1920. Exposição cronológica do desenvolvimento do teatro ligeiro cômico no Rio de Janeiro durante a década de 1930, ano a ano, enfocando os principais acontecimentos. Relatório sobre o surgimento da peça social e a representação de Deus lhe Pague, de Joracy Camargo, por Procópio Ferreira. Relatório sobre a atuação da Companhia Dulcina-Odilon durante a década, apresentando seus grandes sucessos e a consolidação da imagem de empresa teatral de qualidade superior. Relatório sobre as atividades de Renato Vianna, enfocando suas iniciativas e as relações com a produção ligeira. Relatório sobre a atuação do Estado, que se torna sistemática a partir da metade da década e interfere no equilíbrio de forças no ambiente cultural brasileiro. Relatório sobre as atividades dos grupos amadores que passam a pressionar a produção ligeira e convertem-se em uma possibilidade alternativa de produção teatral. Relatório analisando cinco comédias históricas encenadas no final da década
Título en inglés
Light comedy in Rio de Janeiro: 1930s
Palabras clave en inglés
1930s
Brazilian theater
Comedy
History
Resumen en inglés
Presentation of the basic elements of theatrical production in Brazil, requirement for understanding the history of Brazilian theater in the twentieth century, focusing on three prisms (aesthetics, morality and fun). Historical reconstruction of light theatre ("teatro ligeiro"), from its emergence in mid-nineteenth century in Rio de Janeiro, through its transformation in musical theater at the turn of the century, consolidated by adopting the procedure of the sessions. Presentation of light comedy ("teatro ligeiro cômico"), pointing its appearance with the Theatre Trianon, from 1915, and focusing on its development during the 1920s. Chronological development of light comedy ("comédia ligeira") in Rio de Janeiro during the 1930s, year by year, focusing on the main events: 1. Deus lhe Pague (Joracy Camargo) presentation; 2. Company Dulcina-Odilon performance; 3. Renato Vianna activities; 4. the State action; 5. Amateur Groups activities. Report examining five historical comedies staged at the end of the decade.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-12-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.