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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-05022010-140904
Documento
Autor
Nome completo
Edinael Sanches Rocha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Rosenbaum, Yudith (Presidente)
Ginzburg, Jaime
Mandelbaum, Belinda Piltcher Haber
Título em português
Prazer de sombra: uma leitura de Dão-Lalalão, de João Guimarães Rosa
Palavras-chave em português
Análise estilística
Dão-Lalalão
Guimarães Rosa
Literatura brasileira
Psicanálise
Resumo em português
Rosa. Articula-se a proposta de uma análise estilística do texto com a interpretação de cunho psicanalítico, sobretudo a partir de Freud. Situa-se, primeiramente, a relação entre este estudo e a fortuna crítica da obra selecionada, discutindo aspectos relevantes dos trabalhos de outros estudiosos. Ao abordar a relação entre o foco narrativo e o protagonista e utilizando-se de indicações do próprio Guimarães Rosa presentes em outras obras e em correspondências com seus tradutores, utiliza-se a metáfora do badalar de um sino como homólogo aos movimentos internos e externos de Soropita, sobretudo em torno da questão da manutenção do recalque como forma de preservar sua estabilidade social e pessoal. Esta dissertação reflete ainda sobre uma possível disposição melancólica de Soropita, além de estudar aspectos significativos do amor entre este personagem e sua esposa, Doralda, que mantém relação com a dinâmica do recalque. Aponta-se, por fim, para o caráter cíclico e inconcluso da presente narrativa, como sendo sua marca distintiva, não havendo, no nível do personagem principal, solução possível para seus dilemas. As questões histórico-sociais, pertinentes ao contexto abarcado pela novela, também serão articuladas ao estudo do estilo e à problemática psicanalítica abordada.
Título em inglês
Pleasure of shade: a reading of Dão-Lalalão, by João Guimarães Rosa
Palavras-chave em inglês
Brazilian Literature
Dão-Lalalão
Guimarães Rosa
Psychoanalysis
Stylistic analysis
Resumo em inglês
The present essay examines the novel Dão-Lalalão, by author João Guimarães Rosa, from Minas Gerais. It articulates the proposal of a stylistic analysis of the text with the interpretation of psychoanalytic nature, especially from Freud. It is placed, first, the relationship between this study and the critical fortune of the selected work, discussing relevant aspects of other scholars works. In addressing the relationship between the narrative focus and the protagonist and using Guimarães Rosas own indications present in other works and correspondence with his translators, it is used the metaphor of the chime of a bell as correlation with the internal and external movements of Soropita especially around the issue of maintenance of repression as a means of preserving his social and personal stability. This work still reflects on a possible melancholic disposition of Soropita, in addition to study significant aspects of love between this character and his wife, Doralda, which maintains relationship with the dynamics of repression. It points out, finally, to the cyclical and inconclusive nature of the present narrative, as its distinguishing mark, do not existing to the level of the main character, possible solution to his dilemmas. The historical and social issues, relevant to the context covered by the novel, will also be articulated to the study of the style and to the psychoanalytic problematic issues considered.
 
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Data de Publicação
2010-02-19
 
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