• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-04122012-092417
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Coelho Fragelli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Pasta Junior, Jose Antonio (Presidente)
Fonseca, Maria Augusta Bernardes
Rabello, Ivone Dare
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho
Silveira Junior, Walter Garcia da
Título em português
A Paixão segundo Mário de Andrade
Palavras-chave em português
1893-1945
Literatura brasileira
Mário de Andrade
Resumo em português
Este trabalho examina a estrutura sacrificial que se encontra no centro da obra de Mário de Andrade. A primeira parte da tese é uma análise do livre de estreia de Mário, Há uma gota de sangue em cada poema, obra que se organiza como um rito sacrificial em que o próprio eu-lírico figura como vítima expiatória. A parte seguinte do trabalho se dedica a estudar a presença decisiva do sacrifício, em seus diversos aspectos, no projeto estético e na obra literária do autor de Macunaíma, principalmente na poesia. Por fim, a terceira parte da tese estuda uma das formas sacrificiais por excelência que o sacrifício assume na obra marioandradina a dança dionisíaca. O trabalho procura enfocar as relações entre a solução sacrificial e o esforço extremo, realizado por Mário, de apreensão da formação histórico-social brasileira. Sacrifício, transe e dança são interpretados como formas paradoxais de representação literária de uma estrutura histórica marcada pelas contradições da modernização conservadora e modelada, em suas origens, pela conjunção de capitalismo e escravidão.
Título em inglês
Passion according to Mário de Andrade
Palavras-chave em inglês
1893-1945
Brazilian literature
Mário de Andrade
Resumo em inglês
This work studies the sacrificial structure that lies in the core of Mário de Andrades work. The first part of the thesis analyses Mários first book, Há uma gota de sangue em cada poema, work that is organized as a sacrificial rite, in which the lyric subject figures as the scapegoat. The second part investigates the presence of sacrifice, in its various forms, in the aesthetic project and literary works of Macunaímas author, specially in his poetry. Finally, the third part of the work is an interpretation of one of the major forms that sacrifice assumes in Mários literature Dionysian dance. This work focuses on the relations between sacrificial solution and the extreme effort realized by Mário de Andrade to apprehend Brazilians social and historical formation. Sacrifice, trance and dance appear as paradoxical forms that give an image of a historical structure marked by conservative modernizations contradictions and moulded in its origins by the union of capitalism and slavery.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-12-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.