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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2017.tde-04042017-152851
Documento
Autor
Nome completo
Luisa de Aguiar Destri
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Moura, Murilo Marcondes de (Presidente)
Amoroso, Maria Betânia
Camilo, Vagner
Moraes, Eliane Robert
Weintraub, Fabio
Título em português
O campo artístico do homem: a mulher e o sujeito lírico na poesia de Murilo Mendes
Palavras-chave em português
Catolicismo
Feminismo
Modernismo (Brasil)
Poesia
Surrealismo
Resumo em português
Este trabalho propõe uma leitura da poesia amorosa de Murilo Mendes, buscando no recorte temático um ponto de vista de onde se podem observar os aspectos mais constitutivos da obra do autor A mulher é o grande campo artístico do homem, afirmou o poeta, propondo ele mesmo essa relação. Parte-se da constatação de que em sua trajetória convivem visões antagônicas do amor e da mulher: a inspiração surrealista propõe uma concepção amorosa que visa à vida pública e à emancipação feminina, enquanto a visão de mundo católica subordina o amor ao desenvolvimento espiritual, muitas vezes reduzindo a mulher a uma categoria. Essa contradição, investigada principalmente em poemas de A poesia em pânico (1936-1937) e As metamorfoses (1938-1941), torna possível discutir uma das mais problemáticas e decisivas questões da obra muriliana a combinação entre surrealismo e catolicismo. Defende-se a hipótese de que as contradições surgidas dessa conciliação de opostos vão sendo superadas à medida que se desenvolve uma nova concepção de história, flagrada em composições de Mundo enigma (1942) e Poesia liberdade (1943-1945) que confrontam de modo novo mundo público e poesia pessoal. De um ponto de vista que se quer ao mesmo tempo diacrônico (porque considera a trajetória) e sincrônico (porque procura delimitar concepções específicas do amor e da mulher), buscam-se as razões para que o lirismo amoroso se concentre em poemas escritos nas décadas de 1930 e 1940, já que Murilo Mendes produziu pelo menos de 1925 a 1974.
Título em inglês
Mans artistic field: women and lyric subject in the poetry of Murilo Mendes
Palavras-chave em inglês
Catholicism
Feminism
Modernism (Brazil)
Poetry
Surrealism
Resumo em inglês
This thesis presents a reading of the love poetry of Murilo Mendes, searching in the thematic study a point of view from where we notice the aspects most constituent of the authors work Woman is the great artistic field of man, claims the poet, himself proposing this relation. We start by the finding that antagonistic visions of love and woman coexist in his poetry: the surrealist inspiration corresponds to a conception of love aiming at public life and feminine emancipation, while the catholic world vision subordinates love to the spiritual development, many times reducing woman to a category. This contradiction, mainly investigated in poems of A poesia em pânico (1936-1937) and As metamorfoses (1938-1941), makes possible to discuss one of the most problematic and decisive matters of the Murilos work the combination between surrealism and Catholicism. We defend the hypothesis that the contradictions aroused from this opposing conciliation are being surpassed as a new conception of history is developed as we perceive in compositions of Mundo enigma (1942) and Poesia liberdade (1943-1945) in which historical world and lyric poetry have new relation. From a point of view that we want at the same time diachronic (trajectory considered) and synchronic (searching to delimit specific conceptions of love and woman), we chase reasons why amorous lyricism is concentrated in poems written in the decades of 1930 and 1940, since Murilo Mendes produced at least from 1925 to 1974.
 
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Data de Publicação
2017-04-04
 
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