• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-03122015-152103
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Sant' Ana Brucoli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Navarro, Eduardo de Almeida (Presidente)
Daher, Andrea Viana
Hansen, Joao Adolfo
Título em português
Canibal, bárbaro, selvagem: tópicas a respeito do índio no Diálogo da conversão do gentio, de Manuel da Nóbrega, e na Histoire d'un voyage faict en la terre de Bresil, de Jean de Léry
Palavras-chave em português
Antropofagia
Estudos retóricos
Índios do Brasil
Jean de Léry
Manuel da Nóbrega
Resumo em português
O presente trabalho tem como objetivo analisar como certas tópicas referentes aos índios tal qual a nudez, a guerra e a antropofagia foram desenvolvidas no Diálogo da conversão do gentio, de Manuel da Nóbrega, e na Histoire dun Voyage faict en la terre du Bresil, de Jean de Léry. Para tanto, remete-se a alguns pressupostos da representação do índio no século XVI, como os padrões iconográficos medievais presentes na imagética quinhentista e os significados que se atribuíram aos termos utilizados para referir-se aos povos nativos, como índio, bárbaro, canibal, selvagem e negro. Para a análise dos textos de Nóbrega e Léry, busca-se evidenciar a importância dos preceitos retóricos e do contexto teológico-político em que se inserem, tidos como fundamentais para compreender o modo como a figura do índio é representada nessas obras.
Título em inglês
Cannibal, barbarian, savage: themes regarding the Native Americans in Nóbregas Diálogo da conversão do gentio, and in Jean de Lérys Histoire dun voyage faict en la terre du Bresil
Palavras-chave em inglês
Anthropophagy
Jean de Léry
Manuel da Nóbrega
Native- americans of Brasil
Rhetorical studies
Resumo em inglês
The aims and objectives of this essay are to analyze themes referring to native-americans - such as nudity, war and anthropophagy in Manuel da Nóbrega's "Diálogo da conversão do gentio" and in Jean de Léry's "Histoire d'un Voyage faict en la terre du Bresil". To this purpose, it uses as reference the medieval iconographical patterns present in the 16th century's imagery, as well as values attributed to commonly used lexicon when referring to natives - indian, barbarian, cannibal, savage, negro. In order to analyze both Nóbrega's and Léry's texts, the following study endeavors to set these texts within the political-theological discussion to which they are tied and to approach them from a rhetorical perspective, taking into account that both points of view are essential when understanding exactly how the Brazilian native is hereby depicted.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-12-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.