• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2017.tde-02062017-095924
Document
Auteur
Nom complet
Fabiana Souza de Lima
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Gimenez, Erwin Torralbo (Président)
Massi, Augusto
Paixao, Fernando Augusto Magalhaes
Titre en portugais
Contos de desencanto: uma análise literária dos contos do livro A boca do inferno, de Otto Lara Resende
Mots-clés en portugais
Contos
Infância
Literatura brasileira
Otto Lara Resende
Violência
Resumé en portugais
O livro A Boca do Inferno, de Otto Lara Resende, é constituído por sete contos que nos inserem num universo infantil pleno de conflitos e angústias. Os infortúnios revelados de maneira engenhosa e penetrante fazem do estudo do livro um artifício para interes-santes revelações. As situações de violência moral e física frente às consequências do abandono, da solidão e dos maus-tratos resultam no trágico, suscitando reflexões acerca de questões intimistas e causando grande impacto emocional no leitor, que passa, então, a questionar seus próprios valores morais, alguns aspectos culturais solidificados e a au-toridade de instituições como a Igreja e a Família. Conferindo às narrativas algumas ten-dências bastante contemporâneas, essa coletânea de contos alcança sem dificuldades os patamares da literatura como manifestação universal. Sendo assim, mais do que propiciar uma mudança de perspectiva sobre a obra, atribuindo a ela um reconhecimento outrora proscrito, intenciona-se ampliar o debate que ela pode estabelecer sobre a subjetividade humana no mais intrínseco da sua constituição: a infância.
Titre en anglais
Tales of disenchantment: a literary analysis of the short stories from the book A Boca do Inferno by Otto Lara Resende
Mots-clés en anglais
Brazilian literature
Childhood
Otto Lara Resende
Short stories
Violence
Resumé en anglais
A Boca do Inferno, by Otto Lara Resende, consists of seven stories that insert us into a childish universe full of conflicts and anguishes. The misfortunes revealed in an in-genious and penetrating way turn the study of the book into a device for interesting rev-elations. The situations of moral and physical violence face the consequences of abandon-ment, loneliness and ill-treatment result in the tragic itself, raising reflections on intimate issues and causing big emotional impact on the reader, who consequently challenges his own moral values as well as some solidified cultural aspects and the authority of institu-tions such as Church and Family. By verifying some contemporary tendencies in the nar-ratives, these short stories collection easily reaches the highest degree of literature as a universal manifestation. Thus, rather than furnish a change of perspective about the liter-ary work, giving it a recognition previously outcasted, it is intended to increase the debate it can establish about the human subjectivity in the most intrinsic of its constitution: the childhood.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-06-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.