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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-02022018-120945
Documento
Autor
Nome completo
Josilene Lucas da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Cunha, Cilaine Alves (Presidente)
Chauvin, Jean Pierre
Guimarães, Hélio de Seixas
Título em português
Imprensa, moda e educação feminina em contos iniciais de Machado de Assis
Palavras-chave em português
Conto
Educação das mulheres
Imprensa
Machado de Assis
Moda
Resumo em português
Esta dissertação estuda as referências à moda nos contos a A mulher de preto e Miss Dollar, reunidos na coletânea Contos Fluminenses, de Machado de Assis. Para tanto, consideramos as relações desse tema com os elementos internos da significação, o contexto social em que essas obras foram produzidas e a atuação do autor na imprensa do século XIX, especialmente na revista Jornal das Famílias. Naquele momento em que A mulher de preto e Miss Dollar foram publicados, discutia-se uma nova forma de educar as mulheres de acordo com os novos hábitos da vida urbana. Este trabalho procurou analisar o novo tipo educação voltada a esse grupo, o que incluía o aprendizado da leitura e da escrita e estimulava o consumo de narrativas sentimentais. Observou-se que o autor se vale das menções a elementos do vestuário e a demais acessórios da ornamentação pessoal para caracterizar personagens enquanto constrói uma crítica ao excesso decorativo da indumentária, à educação das mulheres e aos princípios estéticos em voga em seu tempo.
Título em inglês
Press, fashion and women education in Machado de Assis early short stories
Palavras-chave em inglês
Fashion
Machado de Assis
Press
Short stories
Women education
Resumo em inglês
This thesis studies references to fashion in the short stories The woman in black and Miss Dollar, collected in the compilation "Contos Fluminenses" by Machado de Assis. We consider the relationship between this theme and the internal elements of meaning in these stories, the social context in which the stories were produced and the authors role in the 19th century press, particularly his contributions to the female magazine Jornal das Famílias. During the period when The woman in Black and Miss Dollar were published, a new way to educate women according to the new habits of urban life was a topic of debate. Therefore, this work analyzes the new type of education proposed for this group, which included reading and writing and stimulated a taste for reading sentimental narratives. The author used references to fashion and other accessories of personal adornment in the composition of the characters meanwhile he criticized the decorative excess of clothing, the womens education and the aesthetic principles of Romanticism and Realism.
 
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Data de Publicação
2018-02-02
 
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