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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.1999.tde-01122014-152012
Documento
Autor
Nome completo
Giselle Larizzatti Agazzi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Orientador
Banca examinadora
Aguiar, Flavio Wolf de (Presidente)
Abdala Junior, Benjamin
Matos, Olgaria Chain Feres
Título em português
A Crise das Utopias: a esquerda nos romances de Antônio Callado
Palavras-chave em português
Antonio Callado
crise das utopias
História
literatura
romance
Resumo em português
A dissertação de mestrado procura mostrar como a literatura dialoga com a história para além das questões temáticas. O recorte se dá em torno de Quarup (1967), Bar Don Juan (1971), Reflexos do Baile (1976) e Sempreviva (1981), quatro romances de Antonio Callado que retomam o período histórico compreendido entre a eleição de Getúlio Vargas em 1950 até fins dos anos de 1970. O foco é o Golpe Militar de 1964, sua preparação e consequências para a sociedade brasileira. A intenção é mostrar como a crise da utopia das esquerdas é tecida esteticamente, por meio da construção dos personagens, do espaço, do tempo e da própria estrutura narrativa. Para tanto, a reflexão sobre as obras parte da tipologia descrita por George Lukács na Teoria do romance, tendo como eixo as análises da trajetória dos protagonistas e da forma romanesca
Título em italino
La crisi delle utopie: la sinistra nei romanzi di Antonio Callado
Palavras-chave em italino
Antonio Callado
Crisi delle utopie
Letteratura
Romanzo
Storia
Resumo em italino
La tesi si propone di mostrare come la letteratura dialoga con la storia al di là delle questioni tematiche. Lo sguardo si fa intorno a Quarup (1967), Bar Don Juan (1971), Reflexos do Baile (1976) e Sempreviva (1981), quattro romanzi di Antonio Callado che riproducono il periodo storico tra l'elezione di Getúlio Vargas nel 1950 fino alla fine del 1970. Il centro dei romanzi è il colpo di stato militare del 1964 e le sue conseguenze per la società brasiliana. L'intenzione è quella di illuminare come la crisi dell'utopia di sinistra è tessuta esteticamente, attraverso la costruzione di personaggi, dello spazio, del tempo e della struttura narrativa stessa. Per fare ciò, la riflerissione viene fatta dalla Teoria del romanzo, di George Lukács, cercando di analizzare la traiettoria dei protagonisti e la forma romanzesca delle quarto opere
 
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Data de Publicação
2014-12-01
 
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