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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-01122009-123414
Documento
Autor
Nome completo
Ana Lucia Branco
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Roncari, Luiz Dagobert de Aguirra (Presidente)
Nascimento, José Marinho do
Passos, Cleusa Rios Pinheiro
Título em português
Tutaméia: do chiste à mimesis. A respeito da família
Palavras-chave em português
Chiste
Família
Feminino
Mímesis
Tutaméia
Resumo em português
Pensando a literatura como um fenômeno de linguagem que não dispensa a experiência sociocultural em sua feitura, o presente trabalho se volta à última obra não-póstuma de Guimarães Rosa, que desponta por certas singularidades intrínsecas, Tutaméia, com o fim de apreender como a arcaica e tradicional sociedade patriarcal se configura no âmbito privado, a Família. Tomando o chiste enquanto procedimento formal dialético, de revelar e esconder, de desconcertar e esclarecer, de tapar e descobrir, percebe-se que a conjectura subjaz à manutenção do modelo familiar, pelo masculino, enquanto, pelo feminino, há tendência à fratura e/ou ruptura do mesmo. Por tais constatações, estrutura-se o estudo em três blocos discursivos. Ao primeiro cabe enfocar certas especificidades do corpus literário; o segundo procede em torno da crítica literária, de onde se introduz um matiz diferenciado; e, por fim, considerando todo o escrito de antes, o último incide na interpretação temática mais apurada a partir de duas estórias: Desenredo e Esses Lopes.
Título em inglês
Tutaméia: from joke to mímesis. About family
Palavras-chave em inglês
Family
Female
Joke
Mímesis
Tutaméia
Resumo em inglês
Thinking about literature as a language phenomenon that doesnt dispense with sociocultural experience in your structure, this work focus on the last Guimarães Rosas nonposthumous production that appears for certain intrinsical singularities, Tumatéia, with the objective to get how the tradicional and archaic patriarchal society configure through the private dimension: the Family. Taking about joke while formal dialectic procedure, to reveal and hide, to disconcert and clear, to cover and discover something, we realize that the conjecture to maintain the family model by male, while, by female, there is the tendence to break or rupture the same. According to such considerations, the study is divided by three discursive parts. To the first we focus on certain corpus literary specifics; the second one is around the literary critical part, where we introduce a different nuance, and at the end, considering everything that has already presented before, the last one is about the theme interpretation more refined from two stories: Desenredo and Esses Lopes.
 
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ANA_LUCIA_BRANCO.pdf (710.43 Kbytes)
Data de Publicação
2010-02-19
 
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