• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-22032019-110606
Documento
Autor
Nombre completo
Fernanda Stucchi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Casini, Maria Cecilia (Presidente)
Barni, Roberta
Romiti, Marco
Souza, Cristiane Rodrigues de
Título en portugués
A representação dos estereótipos dos italianos em Os eternos desconhecidos
Palabras clave en portugués
Cinema italiano
Commedia all'italiana
Estereótipos
Neorrealismo
Os Eternos Desconhecidos
Resumen en portugués
Nesta dissertação, foi analisada a maneira como os estereótipos dos italianos são representados no roteiro de Os eternos desconhecidos, considerado este filme inaugural da commedia allitaliana. Para tanto, inicia-se com uma introdução sobre a commedia dellarte e a importância que teve posteriormente na cultura cômica italiana, principalmente na commedia allitaliana. Em seguida, apresenta-se o percurso do cinema italiano, partindo das comédias chamadas telefoni bianchi, passando pelo neorrealismo e chegando à commedia allitaliana. O período neorrealista do cinema italiano iniciou no imediato pós-guerra (1945), tendo seu período de produção mais importante entre 1945 e 1948. Paralelamente, desenvolveu-se a commedia allitaliana que, com características próprias, dava continuidade aos temas neorrealistas. As mudanças bruscas ocorridas relativamente em curto espaço de tempo, entre o fim da Segunda Guerra Mundial (1945) e a retomada econômica da Itália (décadas de 50 e 60), repercutiram em uma mudança comportamental dos italianos, resultando em um novo modelo identitário. Assim, a commedia allitaliana apresenta os retratos/estereótipos do novo italiano. Neste trabalho foram analisados dez personagens de Os eternos desconhecidos que, colocados em confronto entre si, refletem as mudanças sociais e de mentalidade dos italianos nesse momento inicial do boom econômico.
Título en inglés
The representation of italian stereotypes in Big deal on Madonna Street
Palabras clave en inglés
Big deal on Madonna Street
Commedia all'italiana
Italian cinema
Neorealism
Stereotypes
Resumen en inglés
In this dissertation, an analysis was made of how the stereotypes of the Italians are represented in the script of Big deal on Madonna Street, which was considered the inaugural film of the commedia all'italiana. Therefore, it begins with an introduction about the commedia dellarte and the importance it had on the Italian comedy culture later on, mainly on the commedia all'italiana. Next, the course of the Italian cinema is presented, starting from the comedies telefoni bianchi, passing through the neorealism and arriving at the commedia all'italiana. The neorealist period of the Italian cinema began immediately at the post-war (1945), having its most important production period between 1945 and 1948. At the same time, it was developed the commedia all'italiana which, with its own characteristics, gave continuity to neorealist themes. The abrupt changes that took place, in a relatively short time, between the end of the World War II (1945) and Italy's economic recovery (in the fifties and sixties), had repercussions in the behavioural change of the Italians, which resulted into a new model of identity. Thus, the commedia all'italiana presents the portraits / stereotypes of the new Italian. In this work, ten characters of Big deal on Madonna Street were analysed, which, once placed against each other, reflect the social changes and the mindset of the Italians during this economic boom.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-03-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.