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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-18052015-162300
Documento
Autor
Nome completo
Mara Frangella
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Barni, Roberta (Presidente)
Avella, Aniello Angelo
Cavallari, Doris Natia
Gallo, Stefano
Magalhães, Ana Gonçalves
Título em italino
L'identità artistica nazionale. Ardengo Soffici e Mário de Andrade
Palavras-chave em italino
Ardengo Soffici
Identidade nacional
Mário de Andrade
Modernidade
Tradição
Resumo em italino
Nosso estudo procura mostrar o possível papel da obra de Ardengo Soffici na formação do pensamento estético de Mário de Andrade, sob a perspectiva da identidade artística nacional. Considerando o contexto histórico no qual os dois intelectuais operaram, em que se assistiu à afirmação e o desenvolvimento do nacionalismo na Itália e no Brasil, tentamos apresentar como o problema da identidade artística nacional se manifesta dentro da formação artístico-literaria dos dois escritores. A partir das obras de Soffici presentes na biblioteca de Mário de Andrade, acompanhamos a leitura crítica que o intelectual brasileiro fazia dos textos de Soffici; de maniera específica, estudamos o conceito de futurismo assim como se desenvolve nas obras teóricas Primi principi di una estetica futurista (1920) e em A Escrava que não é Isaura (1925) e, tendo em vista a relacão entre modernidade e tradição e aquela entre cosmopolitismo e nacionalismo, analisamos alguns poemas de Pauliceia desvairada (1922) e de BIF&ZF+18. Simultaneità e Chimismi Lirici (1919). A seguir, buscamos apresentar, na crítica de arte de Ardengo Soffici e Mário de Andrade, o desenvolvimento do problema da identidade artística nacional ao longo da primeira e da segunda década do século XX e sua evolução durante a época da ditadura na Itália e no Brasil.
Título em inglês
The national artistic identity: Ardengo Soffici and Mário de Andrade
Palavras-chave em inglês
Ardengo Soffici
Mário de Andrade
Modernity
National identity
Tradition
Resumo em inglês
The possible role of Ardengo Sofficis work in shaping Mário de Andrades aesthetic thought, from the perspective of a national artistic identity, was reviewed. The historical context in which these two intellectuals operated sees the development and affirmation of nationalism in Italy and Brazil. We present how the problem of national artistic identity manifests itself within the artistic and literary formation of the two writers. From the works of Soffici kept in Mário de Andrades library, we analyze the critical reading the Brazilian intellectual made of Sofficis texts. In particular, we study the concept of futurism as it develops in the theoretical works Primi principi di una estetica futurista (1920) and in A Escrava que não é Isaura (1925) and we analyze some poems of Pauliceia desvairada (1922) and BIF&ZF+18. Simultaneità e Chimismi Lirici (1919), considering the relationship between modernity and tradition and between cosmopolitanism and nationalism. This work discusses the question of national artistic identity in Ardengo Soffici and Mário de Andrade writings as art critics during the first and the second decade of the XX century and its evolution during the dictatorship in Italy and Brazil.
 
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Data de Publicação
2015-05-18
 
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