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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-16092015-170519
Documento
Autor
Nome completo
Fabio Rosa Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Klein, Adriana Iozzi (Presidente)
Cavallari, Doris Natia
Ramos, Maria Celeste Tommasello
Título em português
A ironia como forma em La Coscienza di Zeno de Italo Svevo
Palavras-chave em português
Contradição
Ironia como forma
La Coscienza di Zeno
Romance moderno
Resumo em português
La Coscienza di Zeno é o romance de Italo Svevo mais bem elaborado em termos formais, ocupando um lugar entre as grandes obras do início do século XX. O autor constrói um romance propriamente moderno ao arquitetar uma narrativa que tem como princípio formal a ironia, vinculada à matriz romântica do conceito. É a partir do mecanismo irônico que o romance estabelece um jogo constante de contradições, ambiguidades e reconfigurações negativas que revelam suas limitações e suas falhas. Assim, a noção tradicional de romance é desconstruída e reelaborada formalmente, mediante um gesto negativo e autorreflexivo caro à literatura do início do século XX. La Coscienza di Zeno, apesar de inicialmente aspirar à configuração da totalidade do arco de uma vida, opera ironicamente durante seu percurso o oposto disso, ou seja, revela o caráter fragmentário da vida, cuja unificação total não é nada mais que uma falsa imagem. O realce irônico maior está no fato de que, ao desconstruir o romance como tal, e apontar para seu falso status, a obra reconquista a capacidade de configurar a realidade, negativamente.
Título em inglês
Irony as formal principle in La coscienza di Zeno by Italio Svevo
Palavras-chave em inglês
Contradictions
Irony as formal principle
La Coscienza di Zeno
Modern novel
Resumo em inglês
La Coscienza di Zeno is Italo Svevos most elaborate novel, and deserves a place among the great works of the early 20th century literature. Svevos truly modern novel elects the irony as its formal principle. The ironical mechanism, linked to the romantic matrix of the concept, establishes a series of contradictions, ambiguities and negative reconfigurations which reveals the novels fails and limitations. Thus, the traditional notion of the novel as genre is deconstructed and formally re-elaborated, trough a negative and self-reflexive gesture dear to the tradition of the early 20th century literature. La Coscienza di Zeno aims initially to configure the totality of ones life, but its course ironically reveals the opposite, the fragmentary character of life, whose total unification is nothing but sham. The strongest ironic trace lies in the fact that its exactly through the novels critical deconstruction that Svevo´s work reconquers the capacity to represent, negatively, the reality.
 
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Data de Publicação
2015-09-16
 
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