• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-06052008-105726
Documento
Autor
Nome completo
Maria Angela Araujo Gobbis Della Bella
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Maggio, Giliola (Presidente)
Caprara, Loredana de Stauber
Marinelli, Vera Lucia
Título em português
O ensino de idiomas para a terceira idade: enfoque específico no ensino de língua italiana
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Ensino
Italiano
Motivação
Terceira Idade
Resumo em português
Este trabalho é resultante da prática adquirida durante o ensino de língua italiana a adultos, mais precisamente, minha experiência com alunos da terceira idade. Trata-se de um estudo feito a partir de variadas situações observadas em sala de aula com esse grupo de alunos. Durante as aulas, fui notando que os alunos mais velhos possuem características e necessidades peculiares, as quais, até então, jamais percebera em outros grupos compostos por jovens adultos ou adolescentes. A partir desta constatação, percebi que reorganizar, aperfeiçoar e redirecionar minha prática pedagógica tornava-se urgente caso quisesse, realmente, obter resultados satisfatórios e um bom relacionamento com esses alunos. Por esta razão iniciei leituras específicas na área de Gerontologia e, sucessivamente, em Lingüística Aplicada e Ensino de idiomas, para tentar atingir e satisfazer as necessidades que esse grupo apresentava. Uma apresentação da chamada terceira idade, suas motivações, características, previsões para as próximas décadas, bem como o perfil do grupo com o qual trabalhei, as atividades que surtiram resultados satisfatórios e tiveram boa aceitação entre esses alunos constituem os capítulos desta dissertação.
Título em inglês
Teaching languages to the elderly: specific approach to the Italian language
Palavras-chave em inglês
Elderly
Italian
Learning
Motivation
Teaching
Resumo em inglês
This piece of work is the result of the acquired experience of teaching the Italian language to adults, more precisely, my experience teaching Italian to the elderly. This dissertation deals with the result from a study accomplished with these students and the several situations experienced by them in the classroom. During my lessons I could notice that these elderly students present particular traits and needs which I had never noted in other groups made up of teenagers and young adults. Having this evidence in mind, in case I really wanted to succeed in obtaining satisfactory results and a good relationship with my elderly students, I was in urgent need of reorganizing, perfecting and restructuring my pedagogical practice. For this reason, I started reading publications about Gerontology, Applied Linguistics and about the Practice of teaching and learning foreign languages. The chapters of this dissertation consist of a presentation of this elderly age group, their motivations, traits, previsions for the next decades, as well as a profile of the people with whom I have worked, and also the activities which resulted in positive responses and had a warm acceptance among these elderly students.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-06-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.