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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2012.tde-31082012-111118
Documento
Autor
Nome completo
Fabiana de Lacerda Vilaço
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Cevasco, Maria Elisa Burgos Pereira da Silva (Presidente)
Morelli, Adriana Fernandes
Puglia, Daniel
Título em português
A figuração da história em um conto de Edgar Allan Poe
Palavras-chave em português
Artista como trabalhador
Conto de detetive
Crítica
Edgar Allan Poe
Literatura
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é apresentar uma leitura do conto The Murders in the rue Morgue, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849), do ponto de vista de sua relação com seu contexto histórico de produção. Uma parte essencial desta pesquisa foi o estudo da fortuna crítica do escritor, a qual em grande parte ocupa-se em fazer leituras da obra de Poe como objeto de ideologia, destacado de uma realidade sócio-histórica e do lugar do escritor como trabalhador. A discussão feita aqui sobre esta parte de sua fortuna crítica aponta alguns mecanismos por meio dos quais a crítica desvia a atenção da leitura da obra de Poe para questões de ordem puramente formal ou mesmo biográfica. O estudo do contexto histórico em que viveu Poe, bem como de material crítico que estabelece relações entre tal contexto e sua obra, fornece fundamentação importante para a leitura do conto aqui apresentada, a qual visa a evidenciar a configuração de contradições históricas dentro da forma literária. Posicionando Edgar Allan Poe em seu devido lugar histórico, é possível compreender como a forma do conto de detetive sedimenta tais contradições, revelando os esforços do escritor em lidar com o material sócio-histórico disponível, conforme a leitura de The Murders in the rue Morgue feita aqui busca demonstrar.
Título em inglês
The representation of History in one short story by Edgar Allan Poe
Palavras-chave em inglês
Artist as a worker
Criticism
Detective story
Edgar Allan Poe
Literature
Resumo em inglês
The objective of this research is to present an analysis of the North American writer Edgar Allan Poes short story The Murders in the rue Morgue, from the perspective of its relations with its historical context of production. A central part of this research was the study of the critical material produced about the author and his work, whose major interest, in general, is to analyze Poes work as an object of ideology, detached from a social historical reality and from the writers position as a worker. The discussion presented here about this part of the criticism indicates some mechanisms through which criticism distracts the attention from the reading of Poes work to questions of merely formal or biographical order. The study of the historical context in which Poe lived, as well as that of critical material which establishes relations between this context and his work, provides important basis for the analysis of the short story presented here, which aims at demonstrating the representation of historical contradictions inside the literary form. Positioning Edgar Allan Poe in his historical place, it is possible to understand how the form of the detective story is related to these contradictions, revealing the writers efforts to deal with the social historical content available, as the analysis presented here intends to show.
 
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Data de Publicação
2012-08-31
 
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