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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2004.tde-30072009-153851
Documento
Autor
Nombre completo
Nara Hiroko Takaki
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Mór, Walkyria Maria Monte (Presidente)
Rocco, Maria Thereza Fraga
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
Título en portugués
Leitura na formação de professores de inglês da rede pública: a questão da reprodução de leitura no ensino de inglês
Palabras clave en portugués
Dialética
Etnografia
Formação crítica de professores
Letramento crítico
Ruptura
Resumen en portugués
O principal objetivo deste estudo é investigar como alguns sujeitos envolvidos no processo de ensino de língua inglesa, como língua estrangeira, desenvolvem e praticam o senso crítico no ensino em questão. Em função dos resultados preliminares da investigação, procedeu-se a uma etapa subseqüente, conhecida como processo de ruptura, que consistiu em: desconstruir e subverter interpretações consideradas, por determinados grupos sociais, como canônicas e, portanto, hegemônicas. Em tal etapa, visamos conhecer a natureza da interação dos sujeitos observados à luz das concepções propostas. Esta proposta buscou introduzir ontologias filosóficas e epistemologias do conhecimento que consideram os sujeitos como agentes da História, dotados de identidades múltiplas e contingentes; paradoxais ao invés de harmônicas. O presente estudo abordou, ainda, projetos transdisciplinares e interpretações parciais/abertas (Ricoeur, 1978), procurando incluir, finalmente, processos de transformação de significados realizados contingentemente, levando-se em conta a noção de locus de enunciação (Bhabha, 1994). Para a investigação e análise dos eventos sócio-pedagógicos, foi realizada uma pesquisa etnográfica interpretativa e qualitativa. A conclusão parcial traz à tona os loci de enunciação dos sujeitos que à primeira vista contribuíram, na maioria dos casos, para a reprodução de crítica a-histórica. Entretanto, em outros momentos, provavelmente devido à maturidade dos sujeitos e à intervenção incipiente da pesquisadora, alguns sinais de posições aparentemente mais subjetivas também foram revelados. Palavras chave: letramento crítico, ruptura, dialética, etnografia, formação crítica de professores
Título en inglés
Reading in training of teachers for english in public network: the issue of reproduction of reading in the teaching of english
Palabras clave en inglés
Critical literacy
Dialectic
Ethnography
Rupture
Teacher´s critical development
Resumen en inglés
The main aim of this study is to investigate how some of the subjects involved in the process of the teaching of English, as a foreign language, develop and practice their critical sense in this teaching. Due to the preliminary results of this investigation, a phase known as process of rupture which consists of deconstructing and subverting interpretations considered by particular social groups as canonical, and, hence, hegemonic was initiated. The main concern in this phase was getting to know the subjects´ interaction modes in the light of the proposed concepts. This proposal attempted do introduce both philosophical ontologies and epistemologies of knowledge which regard subjects as agents of History with multiple and contingent identities; paradoxal rather than harmonic. The study in case dealt with transdisciplinary projects and partial/open interpretations (Ricoeur, 1978) as well. In short, it also included processes of contingently meaning transformation taking into account the notion of locus of enunciation (Bhabha, 1994). In order to carry out this investigation, the ethnographic research perspective was applied to the analysis of social-pedagogical events from an interpretive and qualitative standpoint. The partial conclusion sheds light mainly on the subjects´ loci of enunciation, which seemed to have provided, in most cases, scope for the reproduction of a-historical criticism. Nevertheless, in other moments, probably on account of the subjects´ maturity and of my true-beginning intervention, signs of apparently more subjective positions were revealed. Key words: critical literacy, rupture, dialectic, ethnography, teacher´s critical development
 
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Fecha de Publicación
2009-07-30
 
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