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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-29112010-114154
Documento
Autor
Nome completo
Cristiane Toledo Maria
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Soares, Marcos Cesar de Paula (Presidente)
Alambert Junior, Francisco Cabral
Loureiro, Isabel Maria Frederico Rodrigues
Título em português
O cinema de Ken Loach e a refuncionalização de materiais estético-políticos
Palavras-chave em português
Cinema político
Classe trabalhadora
Cultura e sociedade
Ken Loach
Marxismo
Resumo em português
Esta pesquisa visa compreender o projeto estético-político do cineasta inglês Ken Loach dentro da história da arte política, e como fruto de um processo histórico de crise da Esquerda e fragmentação da classe trabalhadora, intensificado durante a segunda metade do século XX. Observamos de que maneira a obra de Ken Loach estabelece relações entre a criação de uma forma que possua um resgate de elementos formais (como o melodrama, o naturalismo, o neo-realismo italiano e a Czech New Wave) que teriam um potencial utópico em sua origem, e a busca por conteúdos que explicitem a luta de classes. A refuncionalização desses materiais estéticos o aproxima da concepção benjaminiana de História e dos pressupostos políticos do teatro épico de Bertolt Brecht. Os filmes usados como base para a análise são Terra e Liberdade (Land and Freedom, 1995) e Uma Canção para Carla (Carla's Song, 1996), filmes cujas temáticas enfatizam momentos de verdadeiros estados de exceção, como a guerra civil espanhola e a revolução nicaragüense. Além disso, ambos os filmes trazem à tona a discussão sobre o papel do cinema político, de suas possibilidades e limites dentro da indústria cultural e da conjuntura sócio-histórica do final do século XX.
Título em inglês
The cinema of Ken Loach and the refunctionalization of aesthetic-political materials
Palavras-chave em inglês
Culture and society
Ken Loach
Marxism
Political cinema
Working class
Resumo em inglês
This research aims at understanding the aesthetical-political project of the English filmmaker Ken Loach in the course of the history of political art, and as a result of the historical process of crisis of the Left and fragmentation of the working class, intensified throughout the second half of the 20th century. We observe the ways in which the work of Ken Loach establishes relations between the making of a form which possesses a rescue of formal elements (such as melodrama, naturalism, Italian neorealism and Czech New Wave) that have a utopian potential in their origin, and the search for themes that make the class struggle explicit. The refunctionalization of those aesthetical materials brings him closer to the Benjaminian conception of History and the political assumptions of the epic theater of Bertolt Brecht. The movies used as basis for the analysis are Land and Freedom (1995) and Carlas Song (1996), movies whose themes emphasize moments of real states of exception, such as the Spanish civil war and the Nicaraguan revolution. Besides, both films bring about the discussion over the role of political cinema, its possibilities and limitations inside the cultural industry and the socio-historical conjuncture of the end of the 20th century
 
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Data de Publicação
2010-11-29
 
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