• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-28022013-124308
Documento
Autor
Nombre completo
Solange de Almeida Grossi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Soares, Marcos Cesar de Paula (Presidente)
Defina, Mayumi Denise Senoi Ilari
Lusvarghi, Luiza Cristina
Morelli, Adriana Fernandes
Puglia, Daniel
Título en portugués
As possibilidades não-realizadas em Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman
Palabras clave en portugués
Cinema
Classes sociais
Cultura
Reino Unido
Violência
Resumen en portugués
O objetivo desta tese é apresentar como se dão as relações entre capital, militarismo, luta de classes e indústria cultural no filme Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman (2001). Contextualizada no ano de 1932, a obra a princípio pareceria lidar exclusivamente com o Reino Unido; mais especificamente, com as relações entre duas classes sociais (gentry e classe trabalhadora). Entretanto, a inserção de elementos complicadores (a saber: um produtor de Hollywood; um ator, também norte-americano, que se passa por empregado escocês; e um ídolo das matinês, Ivor Novello, único personagem baseado numa figura real) na narrativa fílmica parece não permitir a interpretação de que tudo se resume apenas ao âmbito sóciocultural Britânico. São abarcadas não só considerações acerca da influência da indústria cultural (sobretudo a norte-americana) nas classes sociais ali figuradas, como também reflexões sobre as possibilidades mais progressistas de uso deste mesmo aparato técnico (o cinematográfico).
Título en inglés
The unaccomplished possibilities in Gosford Park, by Robert Altman
Palabras clave en inglés
Cinema
Culture
Social classes
United Kingdom
Violence
Resumen en inglés
This thesis aims to present how the relationships between capital, militarism, social struggle and the culture industry are dealt within Robert Altmans Gosford Park (2001). Set in 1932, the film would at first glance seem to deal exclusively with the United Kingdom; more especifically, with the relationships between two social classes (gentry and the working class). However, the insertion of complicating factors (namely, a Hollywood producer; an American actor pretending to be a Scottish valet, and matinée idol Ivor Novello the sole character based on a real historic figure) in the filmic narrative seems to disallow the interpretation that it all comes down to the British socio-cultural scope. The film extends its considerations not only to embrace the influences of the (American) culture industry upon the social classes portrayed, but also to point to more progressive possibilities of use regarding the cinematographic apparatus.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-02-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.