• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-24072019-162730
Documento
Autor
Nombre completo
Beatriz Herdy Raminelli Marques
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Passos, Deusa Maria de Souza Pinheiro (Presidente)
Grigoletto, Marisa
Mizan, Souzana
Rodrigues, Livia de Araújo Donnini
Título en portugués
Compreensão oral no livro didático: o enigma da alteridade e o estranhamento do inglês como língua estrangeira
Palabras clave en portugués
Alteridade
Análise do discurso
Compreensão oral
Enigma
Ensino de língua inglesa
Estranhamento
Estranho
Livro didático
Resumen en portugués
O ensino de língua inglesa conta com manuais que prescrevem metodologias para abordar as atividades de compreensão oral. No entanto, no contato com alunos durante a prática docente, percebemos que apesar das prescrições metodológicas muitos aprendizes permanecem com dificuldades na realização seja dos exercícios de compreensão oral do livro didático, seja das provas de proficiência. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar o funcionamento das atividade de compreensão auditiva a partir de uma perspectiva semântico-discursiva (ORLANDI, 1983; CORACINI, 1999; PÊCHEUX, 1990), dos estudos culturais (WOODWARD, 2000) e dos estudos pós-coloniais (ANCHIMBE; ANCHIMBE, 2005) e com apoio de conceitos da psicanálise tais como o Outro/outro, o estranho (unheimlich) e o enigma, que empregamos como metáfora das noções de inconsciente e recalque (FREUD, 1996; LACAN, 1998; KOLTAI, 1998). Desse modo, refletimos acerca do livro didático, do papel do professor de inglês e das representações de compreensão auditiva nos dizeres dos alunos e professores entrevistados.
Título en inglés
Listening comprehension in textbooks: the enigma of alterity and the estrangement of English as a foreign language
Palabras clave en inglés
Alterity
Discourse analyss
English language teaching
Enigma
Estrangement
Oral comprehension
Textbook
Resumen en inglés
There is a variety of manuals for the teaching of the English language which prescribe Several methodologies in order to address listening comprehension activities. However, by the contact with students during the teaching practice, we realized that despite the strategies many learners still have difficulties in performing either the listening comprehension exercises from textbooks, or the proficiency tests. Thus, the purpose of this research is to analyze the functioning of listening comprehension activities from a semantic-discursive perspective (ORLANDI, 1983; CORACINI, 1999; PÊCHEUX, 1990), cultural studies (WOODWARD, 2000), postcolonial studies (ANCHIMBE, ANCHIMBE, 2005) and based on psychoanalytical concepts such as other/Other, uncanny (unheimlich) and enigma which we use as a metaphor for the notions of unconscious and repression (FREUD, 1996; LACAN, 1998; KOLTAI, 1998). Therefore, we discuss the textbook, the role of the English teacher and the representations of listening comprehension in the speech of the students and teachers interviewed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-07-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.