• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-22112016-125143
Document
Auteur
Nom complet
Elaine Íris dos Reis
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de (Président)
Mizan, Souzana
Mór, Walkyria Maria Monte
Titre en portugais
Carpe Diem: o PNLD e o papel do professor de inglês na sala de aula
Mots-clés en portugais
Ensino de línguas
Livro didático
Professor agente
Programa Nacional do Livro Didático
Resumé en portugais
Este trabalho apresenta uma investigação sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e sua aplicação em sala de aula por meio do livro didático (LD) de Língua Inglesa em comunidades do ensino fundamental II da rede pública do estado de São Paulo. Os registros dessa investigação se dão por meio de narrativas de professores atuantes no referido contexto. Esta é uma pesquisa qualitativainterpretativa etnográfica, cujas perguntas elaboradas abordam a possibilidade do livro didático do PNLD conseguir fazer uma ponte entre ele próprio, o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizado da Língua Inglesa. Ademais, a pesquisa analisa qual é o papel que tanto professor quanto livro didático exercem neste processo, além de interpretar qual a visão dos professores em relação ao livro didático do PNLD que eles supostamente utilizam em suas práticas. Nas narrativas e entrevistas realizadas com professores atuantes em tal contexto, os entrevistados se mostraram apegados a antigas pedagogias e preocupados em seguir abordagens e metodologias conteudistas. Ao mesmo tempo, parece estar em curso uma transformação no processo de ensinar, o que constitui um paradoxo em pleno mundo globalizado e de novas pedagogias. Esta transformação se dá com a abertura de horizontes e o enfraquecimento de verdades pessoais (ALCOFF, 2006; VATTIMO, 2007) diante das verdades do Outro, a fim de aprimorar o processo de ensino e aprendizado de Língua Inglesa para uso social, utilizando-se do LD como um suporte na sala de aula.
Titre en anglais
Carpe Diem: the PNLD and the role of English teacher in the classroom
Mots-clés en anglais
Language teaching
Teacher as agent
Textbook
The National Textbook Program
Resumé en anglais
The aim of this study is to investigate the National Textbook Program (PNLD) and its application in classrooms through English textbooks in communities of elementary public schools in the state of São Paulo, Brazil. The reports included here are analyzed through narratives of teachers who work in such context. This study is a qualitative-interpretative research, which questions are directed to the participants and it asks if the PNLD textbook builds a bridge between itself, students and teachers in the process of teaching and learning English. Besides that, this study analyzes what role do textbooks and teachers play in this process, such as, what perspectives do teachers have about the PNLD textbook, which they supposedly use in their practice. In the interviews with these teachers it is noteworthy that they seem to be attached to old pedagogies and concerned about following content-driven approaches and methodologies. At the same time, it seems to be a transformation in the teaching process, which constitutes a paradoxical response in globalization's time and new pedagogies. This transformation happens when teachers open their horizons and weaken their personal truths (ALCOFF, 2006; VATTIMO, 2007) as they relate to the truths of the Other in order to improve the process of teaching and learning English for social uses, resorting to the textbook as a medium in the classroom.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-11-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.