• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-17102007-151818
Documento
Autor
Nombre completo
Evelise Guioto de Souza
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Cevasco, Maria Elisa Burgos Pereira da Silva (Presidente)
Loureiro, Isabel Maria Frederico Rodrigues
Soares, Marcos Cesar de Paula
Título en portugués
Dogville, filme e crítica
Palabras clave en portugués
Cinema
Crítica cultural
Ideologia
Marxismo
Meios de comunicação
Resumen en portugués
Dogville é um filme que suscitou reações opostas e viscerais. Essa dissertação aborda dois aspectos desse fenômeno. Em primeiro lugar, uma leitura do filme especialmente no que diz respeito a seu princípio contraditório. Não se trata apenas de abrigar aspectos realistas da chamada linguagem clássica do cinema conjuntamente com aspectos antiilusionistas de inspiração assumidamente brechtiana. Trata-se de compreender como essa contradição é o coração do filme e produz seu sentido. Em seguida, uma leitura da crítica publicada nos veículos de comunicação de grande circulação procura identificar como esses textos encaram ou ignoram essa contradição, bem como as pré-concepções que permitem que eles assim o façam e que determinam as análises que produzem.
Título en inglés
Dogville, movie and criticism
Palabras clave en inglés
Cultural criticism
Ideology
Marxism
Mass Media
Movie
Resumen en inglés
Dogville is a movie to which most people reacted passionately, whether in favor or against it. This dissertation approaches two aspects of this phenomenon. First, it provides a reading of the film that focuses on its contradictory principle. It is not only about the fact that some of it resorts to classic realism whereas some other aspects question this illusionism by deriving from a Brechtian inspiration. It is about understanding how this very contradiction is the heart and soul of the movie and how it is this that produces its content. Then, a reading of reviews published in wide circulation papers attempts to identify how these texts either address or ignore this contradiction, as well as the pre-conceptions that allow them to do so and that determine the analyses they produce.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-12-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.