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Master's Dissertation
DOI
10.11606/D.8.2002.tde-17092002-122933
Document
Author
Full name
Sullivan Silk Pouza
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2001
Supervisor
Committee
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de (President)
Duarte, Vera Cabrera
Mór, Walkyria Maria Monte
Title in Portuguese
O 'habitus' e o monge: uma análise das contradições das concepções de bons professores de inglês como língua estrangeira.
Keywords in Portuguese
ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras
mudança de habitus educacional
pedagogia crítica e da possibilidade
pesquisa etnográfica crítica
Abstract in Portuguese
A presente dissertação tem como objetivo principal a análise e a discussão das contradições das concepções de bons professores de Inglês como língua estrangeira. Para tanto, realizamos uma pesquisa em que procedemos à coleta de dados, constituídos de observações de aulas de Língua Inglesa (18 horas) e entrevistas com alunos, professores e diretores (20 horas) de duas escolas públicas da grande São Paulo. O quadro teórico-metodológico que fundamenta nosso estudo é baseado na perspectiva etnográfica de pesquisa aplicada à sala de aula, a qual ressalta, principalmente, os aspectos intersubjetivo e ideológico que estruturam os fenômenos sociais. Abordamos, igualmente, o conceito de habitus pedagógico elaborado por Bourdieu e Passeron a fim de investigarmos a nossa hipótese, a saber: como concepções heterogêneas e conflitantes de bons professores de Inglês como língua estrangeira emergem das experiências dos sujeitos que compõem as comunidades escolares estudadas. Dado o caráter instável e conflitante do habitus pedagógico, concluímos que não há evidências de uma interpretação monolítica que possam ser depreendidas dos repertórios discursivos dos alunos, professores e diretores das comunidades escolares. Concluímos, também, a partir das críticas e das re-visões do conceito de habitus, que as questões relacionadas às mudanças sociais e à democracia na educação devem ser entendidas fora da imobilidade social apregoada pelo conceito de habitus, tornando-se necessário ir além dos preceitos difundidos pelas perspectivas reprodutivistas em educação. Propomos esse deslocamento levando em conta os pressupostos da pedagogia crítica e da possibilidade, os quais vislumbram uma conscientização mais democrática e transformadora do processo de ensino/aprendizagem no ensino público.
Keywords in English
critical and possibility pedagogies
critical ethnographic research
educational habitus changes
foreign languages teaching/learning
Abstract in English
The main purpose of the present dissertation is the analysis and discussion of the contradictory conceptions of good teachers of English as a foreign language. To carry this study out, we focused on the data research analysis which is based on English Language classes observation (18 hours) and interviews with students, teachers and school directors (20 hours) from two state school communities in the greater São Paulo region. Our theoretical and methodological framework includes the ethnographic research perspective and attitude applied to the classroom which postulates principally the inter subjective and ideological character of social phenomena. The concept of pedagogical habitus proposed by Bourdieu and Passeron is put forward in order to investigate our hypothesis, namely, how heterogeneous and conflicting good teachers of English conceptions emerged from the subjects experiences which shape the investigated pedagogical cultural loci. On account of the unstable and conflicting character of the pedagogical habitus, we reach the conclusion that neither a safe ground nor a monolithic interpretation can be visualized in students, teachers and school directors discourse repertoires. It is concluded, through the questioning and re-vision of the habitus concept, that issues of social changes and democracy in education has to be understood out of the social immobility which the habitus concept suggests; furthermore, it is relevant to go beyond the educational reproductive perspectives assumptions as well. Consequently, we propose such a dislocation taking into account the critical and possibility pedagogies insights as a wider response to a more democratic and transformative public schooling education consciousness.
 
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Publishing Date
2002-10-31
 
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