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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2017.tde-15082017-133712
Documento
Autor
Nome completo
Guilherme Adami
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de (Presidente)
Ferraz, Daniel de Mello
Hashiguti, Simone Tiemi
Mariotti, Ana Teresa Gavião Almeida Marques
Título em português
O drama do ensino: a atuação do sujeito da crítica sujeito à crítica
Palavras-chave em português
Afeto
Alteridade
Identidade
Sensibilidades
Teatro pós-dramático
Resumo em português
Esta dissertação presta-se a oferecer considerações para um adensamento do quadro teórico que fomenta debates contemporâneos sobre formação docente para o ensino de inglês no Brasil, aprofundando-se na questão do jogo identidade/ alteridade, uma vez que considera que a presença das línguas estrangeiras na Educação Básica deve atender à necessidade atual de nossa sociedade de repensar temas tais como os efeitos da globalização sobre práticas interculturais. Recorrendo ao campo da Arte como fonte conceitual, o trabalho faz uma leitura de teorias do Teatro Pós-Dramático para tentar compreender quais são as precondições, no âmbito da construção da subjetividade através de aprendizagem pela técnica teatral, à efetivação de uma capacidade de deslocamento crítico do ser entre modelos de produção de conhecimento que, dentro do pensamento dualista pós-industrial, repelem-se mutualmente. Por meio de estudo bibliográfico, toma-se a união psicofísica como canal transversal para uma abordagem do percurso das forças afetivas sobre o ator e sua atuação, expandindo-se a problematização da relação do indivíduo com os procedimentos e técnicas do poder, ao se explorarem as formas pelas quais o emprego de diferentes sensibilidades impacta na constituição de espaços dissensuais de coexistência entre múltiplos paradigmas políticos.
Título em inglês
The drama of teaching: the performance of the subject of critique subject to criticism
Palavras-chave em inglês
Affect
Alterity
Identity
Post-dramatic theater
Sensibilities
Resumo em inglês
This thesis looks into the question of identity/alterity with an aim to provide considerations that can broaden the theoretical framework currently fostering debates about teacher education for the teaching of English in Brazil, since it considers that the presence of foreign languages in formal education must meet the present need of our society to rethink topics such as the effects of globalization on intercultural practices. Through the use of Art as a conceptual source, the project proposes an interpretation of Post-Dramatic Theater theories within the scope of the construction of subjectivity through learning promoted by theatrical technique, in order to try and understand the preconditions to the accomplishment of a capacity for critical ontological movement between models of knowledge production that repel each other, according to dualist post-industrial thinking. By means of a bibliographical study, the psychophysical union is taken as a transversal channel for an approach to the trajectory of affective forces on the actor and his performance, expanding the problematization of the relation of the individual with the procedures and techniques of power, while exploring the manner in which the use of different sensibilities impacts on the constitution of dissensual spaces of coexistence between multiple political paradigms.
 
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Data de Publicação
2017-08-15
 
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