• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2017.tde-15082017-133712
Documento
Autor
Nombre completo
Guilherme Adami
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de (Presidente)
Ferraz, Daniel de Mello
Hashiguti, Simone Tiemi
Mariotti, Ana Teresa Gavião Almeida Marques
Título en portugués
O drama do ensino: a atuação do sujeito da crítica sujeito à crítica
Palabras clave en portugués
Afeto
Alteridade
Identidade
Sensibilidades
Teatro pós-dramático
Resumen en portugués
Esta dissertação presta-se a oferecer considerações para um adensamento do quadro teórico que fomenta debates contemporâneos sobre formação docente para o ensino de inglês no Brasil, aprofundando-se na questão do jogo identidade/ alteridade, uma vez que considera que a presença das línguas estrangeiras na Educação Básica deve atender à necessidade atual de nossa sociedade de repensar temas tais como os efeitos da globalização sobre práticas interculturais. Recorrendo ao campo da Arte como fonte conceitual, o trabalho faz uma leitura de teorias do Teatro Pós-Dramático para tentar compreender quais são as precondições, no âmbito da construção da subjetividade através de aprendizagem pela técnica teatral, à efetivação de uma capacidade de deslocamento crítico do ser entre modelos de produção de conhecimento que, dentro do pensamento dualista pós-industrial, repelem-se mutualmente. Por meio de estudo bibliográfico, toma-se a união psicofísica como canal transversal para uma abordagem do percurso das forças afetivas sobre o ator e sua atuação, expandindo-se a problematização da relação do indivíduo com os procedimentos e técnicas do poder, ao se explorarem as formas pelas quais o emprego de diferentes sensibilidades impacta na constituição de espaços dissensuais de coexistência entre múltiplos paradigmas políticos.
Título en inglés
The drama of teaching: the performance of the subject of critique subject to criticism
Palabras clave en inglés
Affect
Alterity
Identity
Post-dramatic theater
Sensibilities
Resumen en inglés
This thesis looks into the question of identity/alterity with an aim to provide considerations that can broaden the theoretical framework currently fostering debates about teacher education for the teaching of English in Brazil, since it considers that the presence of foreign languages in formal education must meet the present need of our society to rethink topics such as the effects of globalization on intercultural practices. Through the use of Art as a conceptual source, the project proposes an interpretation of Post-Dramatic Theater theories within the scope of the construction of subjectivity through learning promoted by theatrical technique, in order to try and understand the preconditions to the accomplishment of a capacity for critical ontological movement between models of knowledge production that repel each other, according to dualist post-industrial thinking. By means of a bibliographical study, the psychophysical union is taken as a transversal channel for an approach to the trajectory of affective forces on the actor and his performance, expanding the problematization of the relation of the individual with the procedures and techniques of power, while exploring the manner in which the use of different sensibilities impacts on the constitution of dissensual spaces of coexistence between multiple political paradigms.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-08-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.