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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2013.tde-12032014-123051
Documento
Autor
Nome completo
Roberto de Sousa Causo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de (Presidente)
Almeida, Sandra Regina Goulart
Costa, Suzane Lima
Cunha, Rubelise da
Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira
Título em português
Ondas nas Praias de um Mundo Sombrio: New Wave e Cyberpunk no Brasil
Palavras-chave em português
Cyberpunk
Ficção científica
Ficção de gênero
Literatura popular
Metaficção
Pós-modernismo
Pulp
Vanguarda
Resumo em português
O objetivo deste estudo é fornecer uma análise dos dois principais movimentos dentro da ficção científica em língua inglesa vinculados ao pós-modernismo, a New Wave da década de 1960 e o Movimento Cyberpunk da década de 1980, estabelecendo comparações com a produção de ficção científica do mesmo período, dentro das Primeira e Segunda Ondas da Ficção Científica Brasileira. Questões de política literária serão sempre evocadas, como maneira de relativizar o peso teórico das discussões, tentando estabelecer que intenções, procedimentos e programas literários existem inseridos em contextos pessoais, sociais e mesmo nacionais. Essa abordagem é amparada pelo conceito do Campo de Poder, do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002), e de diversos intérpretes de suas idéias. A partir dos trabalhos de críticos e teóricos como Clive Bloom, Scott McCracken, Ken Gelder, Michel de Certeau e Robert Scholes, este trabalho propõe que a ficção científica, como gênero literário de raízes populares, é capaz de exercer o papel de uma literatura que faz a crítica da modernidade, sem recorrer necessariamente aos aspectos formais associados à literatura pós-modernista, incluindo o texto fragmentário, a mistura de gêneros e códigos literários. A pesquisa conduz a uma reflexão a respeito da situação da ficção de gênero vis-à-vis a predileção da ficção pós-modernista pela metaficção e pelo experimentalismo.
Título em inglês
Waves on the beaches of a dark world: New Wave and Cyberpunk in Brazil
Palavras-chave em inglês
Avant-garde
Cyberpunk
Genre fiction
Metafiction
Popular literature
Postmodernism
Pulp
Science fiction
Resumo em inglês
The objective of this study is to provide an analysis of the two main literary movements in English-written science fiction associated to postmodernism, the New Wave of the 1960s and the Cyberpunk Movement of the 1980s, establishing comparisons with science fictional production of the same periods in the First and Second Waves of Brazilian science fiction. Issues of literary politics will be constantly considered, as a way to relativize the theoretical charge of the arguments, trying to establish that intentions, proceedings, and literary programs exist inserted in personal, social, and even national contexts. This approach is supported by the French sociologist Pierre Bourdieus concept of Field of Power, and also by a number of readers of his ideas. Taking from the works of critics and theoreticians such as Clive Bloom, Scott McCracken, Ken Gelder, Michel de Certeau, and Robert Scholes, this work claims that science fiction as a literary genre of popular roots can play out the role of a literature that performs a criticism of modernity without relying on those formal aspects associated with postmodernist literature, including fragmentary prose and the mixing of genres and literary codes. The research leads to a reflection concerning the situation of genre fiction vis-à-vis postmodernist fictions propensity for metafiction and experimentalism.
 
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Data de Publicação
2014-03-12
 
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