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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-11032016-161503
Document
Auteur
Nom complet
Rodrigo Moreira Pinto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Izarra, Laura Patricia Zuntini de (Président)
Collin, Luci Maria Dias
Vasconcelos, Sandra Guardini Teixeira
Titre en portugais
A tonalidade em suspensão: a música em Dubliners de James Joyce
Mots-clés en portugais
Irlanda
James Joyce
Morte
Música
Paralisia
Sexualidade
Resumé en portugais
Mediante levantamento da fortuna crítica e da leitura atenta da obra de Joyce, este trabalho investiga os empregos da música em Dubliners, tanto no âmbito da forma quanto no conteúdo. Quanto aos usos formais, destacam-se estratégias comuns à poesia, como assonâncias, aliterações, ritmos, métricas, onomatopeias, além de elementos estruturais mais complexos, próprios da linguagem musical, como leitmotiv, contraponto, tema e variação. A dissolução da causalidade e a maneira diversa de lidar com a tensão para a construção do enredo se assemelham a alguns recursos musicais aplicados pelos modernistas que produziram o gradativo desmantelamento do sistema tonal. Quanto aos usos musicais que atuam diretamente no conteúdo, destacam-se as alusões a obras musicais e tem papel decisivo para a construção da atmosfera, caracterização de personagens, e desenvolvimento do enredo. A hipótese do trabalho é que a utilização de elementos musicais na literatura está atrelada diretamente às recorrências temáticas da morte, da paralisia, do contexto histórico irlandês, do amor, da sexualidade e da cultura celta. A aproximação entre música e literatura é em Dubliners seminal e Joyce a desenvolverá amplamente de forma experimental nas obras posteriores, principalmente em Ulysses e em Finnegans Wake, nas quais as transformações de elementos musicais intersectam com a palavra.
Titre en anglais
Suspended tonality: music in James Joyces Dubliners
Mots-clés en anglais
Death
James Joyce
Music
Paralysis
Sexuality
Resumé en anglais
Through a survey of the critical fortune and the close reading of James Joyces work, this research investigates the employment of music in Dubliners, both in form and in content. Concerning the formal uses, some strategies common to poetry stand out, such as assonances, alliteration, rhythm, metric, onomatopoeia, apart from more complex structural elements, inherent of musical language, such as leitmotiv, counterpoint, as well as theme and variation. The dissolution of causality and the distinct manner to deal with tension, aiming the building of the plot, resembles some musical resources used by the modernists that produced the gradual dismantling of the tonal system. Concerning the musical uses that act directly on the content, the allusions to musical pieces stand out and play a decisive role in building the atmosphere, constructing characters, and developing the plot. The hypothesis of this study is that the use of musical elements in Joyces text is directly connected with the thematic recurrences of death, paralysis, Irish historical context, love, sexuality, and Celtic culture. The rapprochement between music and literature is seminal in Dubliners and Joyce is going to largely develop it in later works, in which the transformation of musical elements intersect with the words.
 
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Date de Publication
2016-03-11
 
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