• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2018.tde-10042018-122248
Document
Auteur
Nom complet
Andréa Antonieta Cotrim Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de (Président)
Ferraz, Daniel de Mello
Lopes, Carlos Renato
Mizan, Souzana
Soares, Rosana de Lima
Titre en portugais
O sensível (não) partilhado: a violência poética e política da (ir)representação do negro em Hollywood
Mots-clés en portugais
Cinema
Estados Unidos
Negro
Representação
Violência
Resumé en portugais
Esta tese prevê um detalhamento sobre a violência intrínseca ao regime de representação cinematográfica, não somente por meio da figuração, frequentemente, depreciativa de personagens cujo gênero, a classe social, a cor da pele, o nível de escolaridade, o padrão corporal, a espiritualidade, a origem geográfica ou a linha de pensamento sofre algum tipo de exclusão social, mas pela própria composição estética da angulação, do enquadramento, da iluminação, da trilha sonora etc. Pretendemos nos debruçar sobre os processos de violência da (ir) representação fílmica do (a) negro (a) norte-americano (a), desde os primórdios de Hollywood, bem como estudar algumas sensibilidades partilhadas, mais minuciosamente, em Django Livre e Histórias Cruzadas. Para nossa análise, apoiar-nos-emos na fortuna crítica pós-colonial, associada a teorias de identidade, de gênero e étnico-raciais, sob o viés dos Estudos da Cultura e do Letramento Crítico Visual. Em especial, focaremos na definição de violência da representação como o apagamento do Outro (VATTIMO, 2010, 2011) e como a distribuição desigual do sensível (RANCIÈRE, 2005, 2010, 2013).
Titre en anglais
The (un) shared sensitive: the poetic and political violence of the (ir) representation of african-americans in Hollywood
Mots-clés en anglais
Africanamerican
Cinema
Representation
The United States
Violence
Resumé en anglais
This doctoral dissertation foresees an investigation of the violence intrinsic to the regime of cinematographic representation, not only the often-derogatory figuration of characters whose gender, social class, skin color, level of education, body pattern, spirituality, geographical origin or line of thought suffers some kind of social exclusion, but by the very aesthetic composition of angulation, framing, lighting, soundtrack etc. We intend to focus on the violence processes of the representation of African-Americans from the earliest days of Hollywood, as well as to study some of the sensibilities shared more closely in Django Unchained and The Help. For our analysis, we will rely on the postcolonial critical fortune, associated with identity, gender and ethnic-racial theories, under the perspective of the Studies of Culture and Visual Critical Literacy. In particular, we will focus on the definition of the violence of representation as the erasure of the Other (VATTIMO, 2010, 2011) and as the unequal distribution of the sensitive (RANCIÈRE, 2005, 2010, 2013).
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-04-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.