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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-09112007-141730
Documento
Autor
Nome completo
Roger Maioli dos Santos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Soares, Marcos Cesar de Paula (Presidente)
Camargo, Carlos Avelino de Arruda
Matos, Luiz Fernando Batista Franklin de
Título em português
As viagens de Gulliver e a ascensão do romance inglês
Palavras-chave em português
Gulliver
Literatura inglesa
Paródia
Romance
Swift
Resumo em português
Este é um estudo das relações entre 'As Viagens de Gulliver' e o romance inglês em sua fase de formação. Em 1726, quando Gulliver foi originalmente publicado, o romance inglês não era ainda um gênero consolidado, mas os elementos formais que o caracterizariam já circulavam em outras formas literárias. Esses elementos formais - como a contemporaneidade, a probabilidade, a ênfase na realidade quotidiana, a rejeição de enredos tradicionais, a linguagem referencial e o individualismo - associavam-se então a correntes literárias e valores progressistas inaceitáveis para Swift. Em As Viagens de Gulliver, Swift se apropriou dessas exatas convenções para atacar por dentro tais correntes e tais valores. Em outras palavras, Gulliver constituiu (entre muitas outras coisas) uma paródia intermitente das tendências formais que com o tempo viriam a caracterizar o romance moderno. E no ato mesmo de se apropriar das convenções que combatia, Swift contribuiu para o estabelecimento de uma via alternativa para autores mais tradicionais.
Título em inglês
A study of the relationships between Gulliver's Travels and the English novel in its formative stage
Palavras-chave em inglês
English literature
Gulliver
Novel
Parody
Swift
Resumo em inglês
This is a study of the relationships between Gulliver's Travels and the English novel in its formative stage. When Gulliver was originally published in 1726, the English novel was not yet a consolidated genre, but the formal elements that would eventually characterise it were already circulating via other literary forms. Such formal elements - e.g. contemporaneity, probability, emphasis on daily reality, the rejection of traditional plots, referential language and individualism - were then associated with literary trends and progressive values deemed unacceptable by Swift. In Gulliver's Travels, Swift appropriated these very conventions in order to attack from within such trends and values. In other words, Gulliver amounted (among many other things) to an intermittent parody of the formal trends that would in time characterise the modern English novel. And in the very act of appropriating the conventions he were fighting against, Swift furthered the establishment of an alternative avenue for more traditional writers.
 
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Data de Publicação
2007-11-14
 
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